• A Prefeitura de Goiânia lançou nesta segunda-feira (7/3), a campanha “Violência Contra a Mulher é Crime

    10/03/2022 Categoria: Esclarecimentos, Mobilidade Urbana, Por dentro da Rede

    A Prefeitura de Goiânia lançou nesta segunda-feira (7/3), a campanha “Violência Contra a Mulher é Crime”. Esta ação teve início na empresa HP Transportes Coletivos, na Vila dos Alpes, e consiste na fixação, em ônibus da capital, de mensagens que conscientizam sobre as formas de violência contra a mulher e canais de denúncia. O conteúdo também é divulgado em televisões dispostas nas plataformas de ônibus.

    Os cartazes explicam os diversos tipos de violência contra as mulheres previstos na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. O projeto da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) é uma parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e Rede Mob Consórcio, e integra o projeto Goiânia por Elas, conjunto de iniciativas em homenagem ao Mês da Mulher.

    “A divulgação será feita também em todas as TVs existentes nas plataformas. Vamos espalhar pela cidade a mensagem de que toda violência contra mulher tem punição e deve ser banida da sociedade”, afirma prefeito Rogério Cruz.

    O Rede Mob Consórcio cedeu espaço em mil veículos do transporte coletivo para a colagem de cartazes da campanha. Segundo o Rede Mob, circulam por dia mais de 200 mil pessoas nos ônibus do Sistema de Transportes Coletivos, desse público, 63% é mulher.

    Para a secretária de políticas para as mulheres, Tatiana Lemos, é preciso conscientizar as pessoas de que a violência contra as mulheres não é só física. “A Lei Maria da Penha também fala em outros tipos de violências, como a psicológica, moral, patrimonial e sexual. Muitas mulheres estão sofrendo violência e nem sabem; por isso, a importância da campanha”, destaca.

    “A mulher precisa ter seu direito de liberdade preservado, seja dentro do transporte coletivo ou em qualquer outro lugar. Dentro do ônibus precisa existir um ambiente saudável para todos, principalmente para a mulher”, afirma o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

    Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – Prefeitura de Goiânia