• Parceria foca combate à violência no transporte coletivo

    12/12/2012 Categoria: Projetos e ações

    Parceria entre RMTC, CMTC e a PM de Aparecida de Goiânia vai buscar envolvimento da comunidade na vigilância, denúncia e controle da violência e do vandalismo nos ônibus e terminais da região de Aparecida de Goiânia

    Com uma ampla campanha denominada “Sou Amigo da Segurança”, a RMTC, CMTC e a Polícia Militar de Aparecida de Goiânia entram juntas no combate à violência e ao vandalismo no transporte público da região, preparando os usuários e a população em geral para que não se intimidem diante das ameaças e passem a fazer parte de uma legião de “amigos da segurança”.

    A intenção é diminuir as ocorrências nos ônibus, terminais e redondezas, além de orientar a sociedade sobre a melhor forma de se proteger e evitar situações de perigo. Atitudes simples como comprar o sitpass antes do embarque ou não carregar grandes quantidades de dinheiro na bolsa, podem evitar a ação de ladrões e proteger o usuário. A campanha fará uma divulgação em massa dos números de acesso à ronda policial mais próxima para que se torne sempre disponível no dia-dia. Ter os contatos de emergência em mãos é fundamental para ajudar na segurança de todos. É papel de todos prezar pela segurança nos ambientes coletivos, onde qualquer atitude ou indivíduo suspeito deve ser denunciado.

    O lançamento da campanha será nesta quinta-feira (13) às 9h, no Terminal Garavelo. A ação ocorrerá de maneira intensiva durante uma semana nos Terminais Araguaia, Veiga Jardim, Vila Brasília, Cruzeiro, Maranata e Garavelo; além dos veículos que fazem as linhas da região. A escolha dos locais foi feita com base em dados da RMTC e da PM de Aparecida de Goiânia; segundo os quais, somente na região, são gastos aproximadamente R$ 80 mil reais todo mês com conserto de veículos vandalizados, reposição e manutenção de itens nos terminais de embarque.

    Os ônibus que atendem os Terminais Araguaia, Veiga Jardim, Vila Brasília, Cruzeiro, Maranata e Garavelo terão em seu interior um adesivo com os números das rondas separados por setor e do Disque Emergência para que qualquer usuário que se sentir ameaçado de alguma maneira possa comunicar à PM da região para as providências sejam tomadas o mais rápido possível. Serão distribuídos folders e cartões com esses mesmos contatos às pessoas que passam por esses terminais.

    Os índices de violência no entorno dos Terminais de Aparecida de Goiânia também são alarmantes. Até setembro desse ano já foram mais de 300 ocorrências. Dano, posse, tráfico e consumo de entorpecentes estão entre os crimes listados pela PM. O Terminal Garavelo é o que tem mais ocorrências registradas no período (127) seguido pela T. Vila Brasília (89) e T. Cruzeiro (80). Segundo dados da Polícia Militar de Aparecida de Goiânia, roubo, com arma e ameaça, é o ato mais comum nesses e nas proximidades dos outros Terminais da cidade.

    Danos e avarias mais frequentes
    Segundo a gestora de Terminais, Wilma Avelar, os danos mais freqüentes são furto de torneiras, tampa de vaso, refil de sabonete líquido, papel higiênico, papel toalha, trinco de porta, lâmpadas, e material de limpeza. A maior parte das avarias acontece nas válvulas de descarga, secadores de mãos, torneiras, bebedouros, extintores, faixas de sinalização de extintores, totens de informação, máquinas de venda automática (ISHOP), lixeiras de coleta seletiva, pedras de mármore (banheiros), além de pichações diversas, arranhões nas pilastras, entre outros. Os atos ocorrem com maior frequência nos horários de pico e aos finais de semana, principalmente quando há jogo no Estádio Serra Dourada.

    O comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Silvio Benedito Alves, ressalta que a parceria é importante para reforçar a segurança dos usuários do transporte coletivo e da população. “Através da participação ativa da população e consolidação de parcerias, conseguiremos alcançar resultados importantes. Reduzindo furtos, roubos e outros crimes”, lembra o coronel.