• População de Nerópolis vai ganhar melhorias no transporte coletivo

    29/07/2015 Categoria: Esclarecimentos

    Três novas linhas da RMTC começam a operar na cidade a partir de 1º de agosto, com possibilidade de integração com todas as linhas de Goiânia e Região Metropolitana pagando uma única tarifa

    A partir do próximo sábado, dia 1º de agosto, o transporte coletivo do município de Nerópolis, a 42 quilômetros de Goiânia, passa a contar com três novas linhas de ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC).

    Hoje o município de 24 mil habitantes já é atendido pela linha 581, que sai do Terminal da Bíblia, em Goiânia, e vai até a Rodoviária. Com as mudanças a linha 581 (T. Bíblia / Nerópolis) fará o percurso entre Goiânia e um Ponto de Conexão em Nerópolis, que deve funcionar como um pequeno terminal de integração, atrás do Posto Tabocão, na GO-080. Para se deslocar entre o Ponto de Conexão e os bairros os clientes poderão embarcar nas linhas 957 (Centro / Dom Felipe), 958 (Setor Marista / Centro) e 959 (Setor Sul).

    Nova rede de Nerópolis

    O Prefeito de Nerópolis, Fabiano Luiz da Silva, ressalta que a ampliação do atendimento da RMTC no município deve trazer uma série de benefícios para a população. “O deslocamento das pessoas tanto entre Goiânia e Nerópolis quanto aqui dentro da cidade deve ficar mais prático, rápido e seguro. As empresas são autorizadas, a frota é acessível, os motoristas são treinados e as viagens serão todas controladas pela Central de Controle Operacional da RMTC”.

    Quem utilizar as novas linhas também terá acesso a todos os serviços de informação e relacionamento que a RMTC disponibiliza, como a consulta de quanto tempo falta para a chegada do ônibus pelo celular ou computador e um Call Center para tirar dúvidas e fazer reclamações.

    O acesso às linhas será feito da mesma forma que nas demais linhas da Rede: antes de entrar no ônibus o cliente deve adquirir e recarregar um dos cartões do Sistema Integrado de Tarifação de Passagens – Sitpass. Além dos 14 pontos de venda já existentes em Nerópolis, a recarga também poderá ser feita na bilheteria do Ponto de Conexão, que vai funcionar das 6h às 20h.

    Ao pagar a tarifa no valor de R$ 3,30 o cliente pode fazer a integração com Goiânia e demais 17 cidades da Região Metropolitana, passando pelo Ponto de Conexão ou qualquer terminal da RMTC.

    O Ponto de Conexão será construído e administrado pelo RedeMob Consórcio em uma área cedida pela Prefeitura Municipal. A plataforma de 258 m² terá áreas de embarque e desembarque, bilheteria (das 6h às 20h), banheiros públicos, bancos, bicicletário, acessibilidade para pessoas com deficiência, sistema de segurança, informações aos clientes e Ponto de Apoio Operacional para os profissionais da RMTC.

    Como a previsão é de que a construção seja concluída somente no mês de setembro, nas primeiras semanas de operação das novas linhas será utilizada uma estrutura provisória de tendas.

    O projeto de ampliação da rede de transporte público da cidade também inclui obras de melhorias e manutenção da infraestrutura viária e a retirada de veículos que fazem transporte irregular na cidade.

    Melhorias na frequência dos ônibus

    Para melhorar o atendimento da linha 581 o número de viagens nos horários de pico será ampliado. Na faixa das 6h da manhã o aumento será de 50% em relação à oferta atual, com ônibus saindo de Nerópolis para Goiânia a cada 10 minutos.

    As três novas linhas que circularão dentro da cidade somam um total de 28,7 quilômetros de percurso e devem fazer 92 viagens por dia útil, com uma frequência média de 20 minutos nos horários de pico.