• Campinas-SP anuncia fim do pagamento da tarifa em dinheiro a bordo a partir de 19 de janeiro

    27/12/2018 Categoria: Mobilidade Urbana

    Informação foi divulgada pela Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) em sua página do Facebook

    ALEXANDRE PELEGI

    Código deve ser encostado em leitor- Foto: Emdec

    A partir do dia 19 de janeiro de 2019 os campineiros terão de pagar o ônibus na cidade através de bilhetes com QR Code ou com Bilhete Único.

    Em contato com a Assessoria de Comunicação da Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a data de 19 de janeiro foi oficialmente confirmada pelo órgão gestor, a quem cabe a decisão final sobre o tema. A empresa municipal fará um comunicado sobre o início da medida, com outras informações adicionais, a respeito do fim da cobrança em dinheiro das passagens de ônibus na cidade.

    Com o fim do dinheiro no sistema, a Prefeitura sempre afirmou esperar reduzir os assaltos no interior dos ônibus.

    Atualmente, a frota operacional do transporte público de Campinas é de 1.070 veículos. São 205 linhas. O sistema tem uma média mensal de 14 milhões de passageiros.

    A medida foi adotada pela Prefeitura de Campinas depois que o Ministério Público do Trabalho (MPT-SP) entrou com ação contra as concessionárias de ônibus da cidade por conta do acúmulo de função.

    Os testes com o novo sistema começaram em janeiro de 2017, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Ainda no primeiro semestre os testes foram ampliados para cerca de 100 ônibus.

    Em entrevista ao Diário do Transporte no fim de maio deste ano, o secretário de Transportes de Campinas, Carlos Barreiro, afirmava que antes do fim do ano não haveria mais dinheiro em circulação nos ônibus da cidade. “A consequência disso é que não haverá também mais cobradores no sistema de transportes de Campinas”, ele afirmava.

    QR CODE

    O sistema QR Code (Quick Response Code, ou Código de Resposta Rápida na sigla em Inglês) é um código de barras bidimensional, impresso em papel, que armazena dados e caracteres. O ticket terá a codificação da tarifa. Após comprar nos pontos de venda que estarão espalhados pela cidade, o passageiro validará seu código no interior do ônibus.

    O pagamento da passagem por QR Code custa R$ 4,70 e não dá direito à integração e todos os veículos do sistema já passam o ticket.

    O bilhete pode ser adquirido em qualquer um dos pontos de venda credenciados da Transurc, que também carregam os cartões Bilhete Único Comum, Escolar e Universitário. São mais de 300 estabelecimentos comerciais, postos autorizados da Transurc, terminais de ônibus e unidades do Poupatempo Centro e do Campinas Shopping.

    Após adquirir o QR Code, o bilhete impresso terá validade por 30 dias. Caso não seja usado, o usuário não poderá solicitar reembolso.

    O projeto de QR Code foi custeado pelas empresas e permissionárias do transporte público.

    Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes