• RMTC investe em Central de Controle inédita no país

    01/09/2010 Categoria: Projetos e ações

    Investimento propicia agir antecipadamente em ações preventivas em busca de maior regularidade do transporte coletivo

     O transporte coletivo da RMTC, pioneiro na implantação da bilhetagem eletrônica, em 1998, investe em alta tecnologia na busca da regularidade e confiabilidade do serviço. A Central de Controle Operacional (CCO) é responsável pelo controle, ponto a ponto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, o ano todo, dos 1371 ônibus da Rede. Com função semelhante a um Centro de Controle de Tráfego Aéreo, ela permite uma visão real da operação, desde o momento em que o veículo sai da garagem até seu retorno.

     

    O modelo da RMTC é único no país. O grande diferencial da CCO é a possibilidade de prever a ocorrência de um problema e agir antecipadamente para corrigi-lo. Esta ação só é possível, porque a Central compara, em tempo real, a programação operacional com a realizada. Assim, ela não apenas sabe onde o ônibus se encontra, mas como agir caso seja constatada alguma não conformidade no cumprimento da programação de viagens.

    Com tecnologia advinda da Volvo, na Suécia e investimento de R$50 milhões, o equipamento utilizado, Sistema Inteligente de Transporte (ITS4MOBILITY), é composto de diversos serviços e funcionalidades nas áreas de Controle de Tráfego e Informação ao cliente. Fornece acesso instantâneo a informações do veículo, informações de tráfego, posicionamento, leitura de dados operacionais e informação ao cliente.

    O sistema é composto dos seguintes subsistemas:

    – Sistema Central: centro de controle com respectivos servidores, sistemas e aplicativos– Sistema do Veículo: sistema a bordo do veículo

    – Sistema de Comunicação: sistema de comunicação sem fio GSM-GPRS

    São 64 controladores de operação que controlam, em média, 64 carros cada. A partir do aprimoramento dos processos da Central, o objetivo é que, a longo prazo, se torne um centro de referência do trânsito, com a emissão de boletins regulares sobre as condições de tráfego em Goiânia e entorno. “Assim como há o Instituto de Meteorologia”, ressalta o diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino. “É preciso infraestrutura adequada para que a regularidade seja cumprida, como vias exclusivas para ônibus, semáforos integrados e políticas públicas que incentivem as pessoas a deixarem os carros em casa”, completa.

    Mensalmente, a RMTC recebe representantes do transporte coletivo de outros estados que vêm em busca de conhecimento sobre a instalação e manutenção da Central. No mês de agosto, as diretorias do Setransp (Aracajú -SE) e da empresa Caxangá (Recife- PE) conheceram a estrutura da CCO. “Ser referência no modelo de controle de veículos do transporte coletivo é uma responsabilidade enorme, mas que nos permite evoluir processos e buscar, sempre, maior regularidade e confiabilidade com o cliente”, salienta o diretor.

     

    A gestora de terminais, Wilma Avelar, e o gestor no Núcleo de Planejamento em Transporte, Miguel Pricinote (segundo à esquerda), recebem comitiva do Setransp de Aracajú em visita ao Terminal Cruzeiro

    O diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, demonstra o serviço de SMS à comitiva de Recife (PE)

    O diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, demonstra os processos da CCO a integrantes da comitiva de Recife (PE)