• Nota de esclarecimento: Limpeza dos ônibus do transporte coletivo

    11/05/2011 Categoria: Projetos e ações

    O RedeMob Consórcio, representante das empresas concessionárias do transporte coletivo, esclarece que diariamente todos os ônibus em circulação passam por um processo de higienização interna e externa quando são recolhidos à garagem, após o término de sua operação.

    A limpeza tem início com uma vistoria completa no veículo e, depois de verificado se não há objetos esquecidos no interior, técnicos das garagens removem as partículas de sujeira com uma mistura de sabão neutro e desengraxante. Além de evitar alergias nos clientes, o composto possibilita a limpeza de fuligens de poluição atmosférica, suor e algumas bactérias causadoras de micoses.

    Alguns cuidados especiais são observados para evitar danos aos equipamentos eletrônicos instalados no interior dos veículos, como o leitor de SIT PASS, GPS, GPRS e o computador para comunicação com a Central. Os técnicos são instruídos a cobri-los com capas plásticas e a não jogar água diretamente sobre eles, bem como molhar o teto do veículo. Tal precaução deve-se ao fato de que as gotas de água podem cair sobre os aparelhos e causar danos no funcionamento.

    Por fim, a RMTC esclarece que o processo de limpeza dos ônibus que fazem a linha “Corredor Anhanguera”, está sob responsabilidade da estatal Metrobus. A RMTC, portanto, não responde pela higienização de tais veículos.