• Nota de esclarecimento – Preparação profissional dos motoristas do transporte coletivo

    18/07/2011 Categoria: Projetos e ações

    A RMTC lamenta profundamente o óbito da criança atropelada na última sexta-feira (15), no Terminal Vera Cruz. Sabemos que nenhuma vida é substituível, muito menos a de um ser humano tão jovem, e estamos solidários com a dor da família, colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Além disso, a RMTC esclarece que entende o ocorrido como uma fatalidade, uma vez que todos os motoristas, antes de assumirem a função, passam pela “Escola de Formação de Motoristas”, onde recebem treinamento em condução segura e conduta e atitude padrão.

    A RMTC ressalta que a segurança do passageiro também é responsabilidade individual. A Rede orienta que o embarque e desembarque sejam realizados apenas após parada completa do veículo, que crianças sejam mantidas sempre sob supervisão dos responsáveis e que, nos terminais, a circulação de pedestres seja feita somente nas áreas permitidas e sinalizadas para tal. Ressaltamos que em hipótese alguma o passageiro tente desembarcar ou embarcar no veículo enquanto o mesmo estiver em manobra a fim de evitar qualquer tipo de lesão corporal.

    A fim de reforçar a segurança no interior dos veículos, a RMTC informa que está passando por um processo de revisão de toda comunicação interna dos ônibus, com o objetivo de orientar quanto á melhor conduta para garantir a segurança, durante embarque, no trajeto da viagem, e desembarque.

    Em caso de dúvidas o passageiro deve procurar um fiscal ou supervisor do terminal. Caso ocorra a abertura das portas antes da parada do veículo, a RMTC orienta que seja feita a reclamação pelo número 0800-648-2222 a fim de que possam ser tomadas medidas corretivas e preventivas sempre com foco na segurança do cliente. É imprescindível informar o número do veículo, linha, data e horário do ocorrido para que o encaminhamento seja dado de maneira efetiva.