• Capital goiana possui veículos mais novos que a média nacional

    11/04/2012 Categoria: Esclarecimentos

    A frota de ônibus da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) está entre as mais novas do país. A média de idade dos veículos que integram o sistema de transporte é de cerca de 3 anos de idade, enquanto que a média nacional registrada no ano de 2011 é de mais de 5 anos, segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O período de depreciação de um ônibus do modelo Padron, utilizado pela RMTC, é de 10 anos.

    Na última renovação, em 2008, foram adquiridos 1043 veículos novos – equipados com elevador para facilitar o acesso aos portadores de necessidades especiais – somando um total de 1371 veículos na frota.

    Com os ônibus novos os clientes contam com maior conforto e menor interrupções nos serviços por defeitos nos veículos. A manutenção é feita diariamente, quando os veículos retornam as suas respectivas garagens, e inclui manutenções preventivas de acordo com as recomendações dos fabricantes e corretivas conforme problemas que ocorrem no decorrer da operação.

    Para o diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, a renovação da frota melhora a prestação de serviço. “Os veículos novos necessitam de menor manutenção, com isso eles realizam mais viagens beneficiando atendimento à população. Atualmente 99,60% é o índice de cumprimento de viagens”, afirma.