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É hora de mobilizar o pensamento
Ao investir em iniciativas tecnológicas, RedeMob Consórcio participa da vida do cidadão da Grande Goiânia
Mobilidade urbana é desafio para cidades da Região Metropolitana de Goiânia
A mobilidade urbana se tornou um grande desafio para as cidades que fazem a Região Metropolitana de Goiânia. A opção de usar automóveis parecia ser a invenção mais eficiente do século. Facilitaria a vida de todos, mas atualmente se transformou na grande causa da paralisação do fluxo de pessoas. Trânsito parado, desperdício de combustível, perda de tempo e evidentes problemas ambientais como a poluição atmosférica e sonora são frequentes. Mais do que nunca, faz-se necessário discutirmos a questão da mobilidade urbana em prol dos aspectos sociais, econômicos e ambientais que ela possui.
A importância social da qualidade do transporte coletivo é crucial para o funcionamento da vida de todos que estão se locomovendo para trabalhar, estudar, consumir ou realizar outras atividades. Globalmente, toda a comunidade é cliente do transporte coletivo, sendo passageiro ou não, pois será afetado de alguma maneira em relação ao trânsito. Andar de ônibus também é uma alternativa muito mais econômica que manter um automóvel.A capital está no topo da lista de cidades com maior número de veículos por habitante, o que acaba afetando todas as pessoas no deslocamento diário. O problema se agrava dia após dia, e a promoção de ações e projetos que incentivam o cidadão a deixar o carro em casa e usar outros meios de transporte como ônibus e bicicletas são absolutamente necessários nessa nova realidade urbana. A RMTC entende e age a partir da consciência de que a melhoria do transporte público e o controle do tráfego podem estimular ainda mais a sociedade a começar a mudar os hábitos e a ver com novos olhos a urgência de uma mobilidade urbana mais sustentável.
Nova visão sobre o transporte coletivo
Há poucos dias, a RMTC lançou o “PontoaPonto”. A ferramenta informa o usuário pela internet a respeito da velocidade média do trânsito nas principais vias da capital. Mostra a qualquer dia e horário da semana, o índice de velocidade média dos carros e dos ônibus em uma determinada via ou trecho selecionado; auxiliando motoristas de carros particulares e clientes do transporte coletivo a melhor planejarem seu trajeto e suas obrigações. Além dele, o cliente também tem a opção de enviar SMS para o número 49214 informando ponto e linha para receber informações sobre os horários dos ônibus e linhas que trabalham nos determinados pontos de parada. Outro exemplo são os Displays de Parada instalados em locais de grande concentração de pessoas. São canais eletrônicos que disponibilizam informações sobre as linhas, tempos de viagens e horários dos ônibus em tempo real.
Assim, ao investir cada vez mais em iniciativas tecnológicas, a RMTC almeja participar ativamente da vida de cada cidadão da Grande Goiânia, seja ele cliente do transporte coletivo ou não. Afinal, em uma perspectiva maior, todos somos clientes do trânsito. O tempo é um dos maiores bens da sociedade atual; e auxiliar as pessoas a utilizá-lo melhor para aproveitar momentos de lazer com a família e amigos faz parte do papel social que todo desenvolvimento tecnológico deve buscar alcançar.
De fundamental importância, a infraestrutura também recebe atenção especial. Recentemente, foi realizada uma construção do corredor preferencial para o transporte coletivo no Eixo Universitário que já confirmou potencial de ganho significativo para o transporte público. Em apenas 2,1km de extensão já foi possível aumentar a velocidade média dos ônibus em até 48,4% no horário de maior pico do trânsito.
Melhorias na sinalização horizontal e vertical e readequação da infra-estrutura no Terminal Trindade já foram iniciadas. Padronização já implantada nos Terminais Cruzeiro, Bandeiras, Garavelo, Vila Brasília, entre outros serão disponibilizadas aos clientes e motoristas. O local será revitalizado, com reforma predial, criação de bicicletário com 94 vagas para integração com o transporte coletivo, construção de nova bilheteria e disponibilização de venda embarcada aos clientes. O investimento de mais de R$200 mil contemplará mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, e de apoio ao motorista, mesas, cadeiras e eletrodomésticos. A execução da obra tem previsão de ser finalizada até o final de outubro.
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