-
Terminais reformados auxiliam na melhoria da qualidade de vida de bairros e clientes
Reformados, terminais se ajustam ao modelo de gestão da RMTC com banheiros limpos, placas informativa, monitoramento CFTV, pontos comerciais, ampla estrutura física entre outros benefícios
Banheiros limpos, placas informativas, monitoramento por Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e organizadores de filas: são essas as principais melhorias apontadas pelos usuários dos novos Terminais da RMTC. Até o momento, já são nove os readequados e outros cinco serão entregues até o final de 2012 em um investimento de cerca de R$25 milhões.
A vigilante, Márcia Batista, cliente do novo Terminal Garavelo, passa diariamente pelo local para ir ao trabalho e destaca os organizadores de fila e as placas informativas como diferencial. “Eu achei bom os organizadores porque diminuiu o empurra-empurra na hora de subir nos ônibus. A gente também se informa com facilidade ao ler as placas e saber qual é a plataforma certa para se pegar um ônibus”, destaca.Quiosques comerciais que abrigam lanchonetes, revistarias, farmácias, loterias, banco 24 horas e posto de atendimento Sitpass são disponibilizados para maior comodidade dos clientes. Em cada terminal o projeto é adequado de acordo com a demanda, a área disponível e a necessidade dos clientes da região.
Além disso, as reformas auxiliam na reconfiguração das regiões do entorno – as quais frequentemente eram associadas à violência, consumo e venda de substâncias ilícitas, vadiagem; entre outros males. A gestora de terminais da RMTC, Wilma Avelar, destaca que pontos de droga e prostituição foram eliminados nas proximidades de vários terminais, como Cruzeiro, Bandeiras e Garavelo. “Com o modelo de gestão voltado para a humanização dos terminais, conseguimos eliminar pontos de droga e locais de prostituição. Foi um passo importante na nossa gestão”, relata.
O Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é outra melhoria que auxilia na segurança dos usuários. Ao todo são mais de 300 câmeras já instaladas. No Garavelo, 44 delas monitoram pontos estratégicos, como a entrada-saída, embarque-desembarque, catracas, caixa eletrônico e estabelecimentos comerciais. O coordenador do Controle de Operação de Terminais (COT), Sandro Santos, explica a importância do monitoramento no terminal. “As câmeras nos auxiliam a analisar qualquer incidente. Com isso, o usuário tem maior segurança. Quando ocorre qualquer distúrbio, as imagens são trabalhadas e entregues aos órgãos de segurança responsáveis para que os autores sejam identificados. É importante ter estes equipamentos nos terminais”, afirma.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (4)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (7)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (677)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (147)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (17)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)