• Setransp recebe certificação internacional

    23/11/2012 Categoria: Novidades da Rede, Por dentro da Rede

    ISO 9001/2008 certifica uma gestão em busca de qualidade, satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores. Organização, produtividade, capacitação dos funcionários, monitoramento e padronização constante dos processos são os resultados alcançados

    O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), entidade sindical representativa das concessionárias, e agente responsável pela arrecadação tarifária da RMTC, recebeu neste mês a certificação conhecida como ISO 9001/2008, que designa diversas normas técnicas que visam estabelecer na empresa um modelo de gestão de qualidade.
    A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade – elementos identificáveis pelos clientes -, aumentando a competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.
    Para a Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Setransp, Lecy Costa Ribeiro, o caminho pela certificação trouxe fortalecimento, envolvimento e crescimento de toda a equipe do Setransp. “A participação de todos é fundamental para essa conquista. Os processos são desenvolvidos para melhorar o trabalho e, dessa forma, atender melhor o público interno e externo. É qualidade no resultado”, completa.
    No Setransp a certificação vai trazer melhorias latentes. Para o cliente a melhoria vem com a qualidade do serviço prestado. À medida que os procededimentos e processos são estruturados e formatados, é necessário fazer o treinamento de toda a equipe e orientar para que todos busquem a melhoria continua das rotinas de trabalho.
    Desenvolver e fazer adequações dos processos foram algumas das mudanças que o Setransp passou para conseguir a Certificação ISO 9001. Algumas rotinas foram modificadas para estar de acordo com as normas descritas como procedimentos padrão. O treinamento de toda a equipe é fundamental para a construção e, principalmente, manutenção dos processos definidos. Auditorias internas e externas são feitas periodicamente para que a qualidade na prestação do serviço seja mantida e esteja em constante processo de evolução.
    Para Lecy a certificação é o “ponta pé inicial, o desafio é manter a qualidade”. Agora é preciso formar melhor as lideranças para melhorar os processos, implementar ações de melhoria contínua para garantir a qualidade e a melhora constante do trabalho.
    Criação do ISO-9001
    A Organização Internacional para Padronização ou International Organization for Standardization (IOS), foi fundada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra (Suíça), é quem aprova normas internacionais em todos os campos técnicos. O nome ISO vem da palavra grega “ἴσος” (“isos”), que significa igualdade e a sigla acabou se tornando sinônimo da organização IOS. Hoje a organização está presente em mais de 160 países e no Brasil uma das responsáveis é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
    A IOS determina classificações bem conhecidas como Normas Técnicas, Classificações e Normas de Procedimentos. A ISO 9001 se refere a normas de procedimento que dizem respeito à gestão da qualidade. São normas que estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se em diversos empresas, com diferentes campos de atuação. Importantes e grandes empresas como Itambé, Unimed, Lorenzetti, Unilever e Cargill também possuem estão entre o grupo de certificadas.