• O modelo Goiano de Gestão nos transportes

    28/11/2012 Categoria: Por dentro da Rede

    Goiânia está à frente da maioria das capitais brasileiras desde a institucionalização da Região Metropolitana de nossa capital, onde o transporte Coletivo passou a funcionar de forma integrada em 18 municípios, cuja relação já é de uma grande metrópole.

    A sistematização do transporte de forma integrada em toda a Região Metropolitana de Goiânia gerou um modelo de gestão de transportes que hoje é alvo de observação nacional. Poucas capitais conseguiram juntar os interesses de tantos municípios e operar em conjunto com os concessionários privados. A forma como o sistema foi organizado fez surgir uma série de siglas e convenções importantes para a compreensão de toda a operação. CDTC, CMTC, RMTC e SETRANSP são exemplos de instâncias organizacionais que explicam o sucesso do modelo goiano de gestão nos transportes. 

    CDTC – A autoridade suprema no setor de transportes é a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos da Região Metropolitana de Goiânia (CDTC). Ela é a síntese da representação dos municípios, com direção indicada pelo Governo do Estado e participação do poder legislativo. É um órgão autônomo, detentor das concessões públicas e formulador das políticas públicas do setor de transportes.

    RMTC – Como consequência desta formação Metropolitana, surgiu a Rede Metropolitana de Transportes coletivos que é composta por todos os veículos, terminais de integração e pontos de parada, além de todos os agentes (privados, públicos e órgãos governamentais) que participam da execução do serviço; seja através de legislação, controle ou execução do transporte. É, portanto, “o todo”.

    CMTC – Como braço executivo da CDTC, para atuação e fiscalização da execução do serviço foi criada a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos – CMTC. Dentre as suas atribuições estão o gerenciamento, controle e fiscalização tanto da operação como da infraestrutura dos serviços oferecidos.

    RedeMob Consórcio – Uma das características mais avançadas do sistema integrado foi consolidada a partir de 2009 com a criação de um Consórcio das concessionárias do serviço público de transportes. O mesmo assumiu a operação do serviço de maneira integrada e coordenada. É a união de quatro consorciadas que venceram o contrato de licitação de 2008 (Rápido Araguaia, HP, Viação Reunidas e Cootego).. “O Consórcio é um  instrumento adotado pelas Concessionárias para unir, integrar, gerir processos, somar recursos e esforços, visando a melhoria da qualidade e produtividade, a partir de uma visão sistêmica do serviço”, destaca o Diretor Geral do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino. Atualmente o RedeMob Consórcio é responsável pelo controle da operação em mais de 270 linhas. Há apenas uma única linha que ainda não está sob a gestão do RedeMob Consórcio. Bem conhecida de todos os clientes, o Eixo Anhanguera é de responsabilidade da Metrobus.

    SETRANSP – O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SETRANSP), é responsável pela arrecadação tarifária através da bilhetagem eletrônica integrada por meio do Sistema Inteligente de Tarifação de Passagens (SITPass). Em 1998, o transporte coletivo de Goiânia avançou com a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica. O sistema de SitPass se tornou referência no país, por automatizar o pagamento das passagens, além de trazer mais segurança para a viagem.