• Ação social em parceria com HDT busca conscientização no combate à Aids

    30/11/2012 Categoria: Por dentro da Rede, Projetos e ações

    Evento acontece hoje (30), das 7h30 às 13h, no Terminal Isidória

    A RMTC, em parceria com o  Hospital de Doenças Tropicais (HDT), promove hoje (30), no Terminal Isidória, das 7h30 às 13h, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e da realização de exames para o diagnóstico precoce da Aids. Será montado na véspera do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, um estande no terminal onde serão promovidas ações alusivas à campanha do Ministério da Saúde para a data, que tem como tema “Não fique em dúvida, fique sabendo” e enfatiza a necessidade do diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste e o respeito aos direitos humanos.

    A equipe formada por oito pessoas irá distribuir kits com informativos sobre a importância da prevenção, camisinhas e canetas.  Ainda serão realizadas explicações sobre como prevenir da Aids, como se dá o contágio, onde e como fazer exames, relacionados à doença. “As pessoas têm chegado ao hospital com a doença em estágio avançado, quando o tratamento tem pouco ou nenhum efeito. Com o diagnóstico precoce, é possível iniciar o acompanhamento médico a tempo e manter a qualidade de vida do paciente”, diz Andrea dos Santos Silva, psicóloga do HDT.

    Em Goiás
    Segundo o diretor geral do HDT, o médico infectologista Boaventura Braz de Queiroz, cerca de 30 mil pessoas vivem com HIV em Goiás, sendo que metade delas não sabe que possui o vírus. “Essa situação é alarmante, pois 55% das mortes por Aids no estado têm relação direta com o diagnóstico tardio da doença”, alerta. Em todo o país, 530 mil pessoas possuem o vírus, sendo que 135 mil desconhecem sua situação.