• Tecnologias são usadas para minimizar os impactos do trânsito sobre o transporte coletivo

    07/01/2013 Categoria: Por dentro da Rede

    Depois de décadas sem investimentos em infraestrutura de transportes, Goiânia corre contra o tempo para recuperar condições de mobilidade. Enquanto isto, o setor de transportes coletivos investe em alta tecnologia para vencer as barreiras e diminuir os impactos sobre a qualidade do serviço

    CCO visualiza a operação e orienta os motoristas em tempo real

    As demandas represadas por investimentos em infraestrutura urbana já são fortes barreiras para a pontualidade do transporte coletivo. As condições de trânsito interferem diretamente nos horários das viagens e os impactos de fatores como acidentes, transtornos causados pelas chuvas, atos de vandalismo e até imprevistos com mão de obra são variáveis decisivas para os eventuais atrasos na frequência do transporte público. 

    Luiz Carlos Nunes, Supervisor Sênior da Central de Controle Operacional (CCO) da RMTC, reforça que as perdas na fluidez do trânsito da capital agravam os atrasos. Para ele, de 2009 até hoje, o trânsito ficou mais cheio devido ao aumento da quantidade de veículos por habitante, o que piorou as condições de espaço e mobilidade. Segundo relatório divulgado neste ano pelo Observatório das Metrópolis, Goiânia chegou ao número de um milhão de carros em 2011.

    Para minimizar as conseqüências das situações adversas do trânsito, a CCO visualiza a operação e orienta os motoristas em tempo real. A equipe formada por 57 operadores controla o cumprimento da rota, os horários das linhas, analisa interdições e outras eventualidades que podem prejudicar o fluxo de viagens. É um trabalho em equipe para cumprir o horário proposto da linha.

    O supervisor ressalta que a operação também teve melhorias devido ao aumento da integração entre as garagens das consorciadas e o constante acompanhamento dos operadores da CCO. Se um veículo é quebrado durante alguma ação de vandalismo, por exemplo, imediatamente o operador agiliza a troca do veículo com a garagem responsável.

    As informações da CCO são guiadas pelo equipamento General Packet Radio Service (GPRS), tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados, facilitando a comunicação e o acesso entre as redes via rádio.

    Motorista da consorciada Reunidas há mais três anos, Wellington Fernandes de Oliveira explica que o que mais o atrapalha na realização das viagens dentro do tempo estimado é o engarrafamento em Goiânia. Ele também pontua três situações que atrasam o seu trabalho: a grande quantidade de veículos nas ruas e os acidentes de terceiros. “Quando há um acidente ou o trânsito está pesado, é claro que haverá atraso na planilha de viagem”, conclui.Segundo Wellington, os horários mais tumultuados e passíveis de imprevistos são entre 6h às 7h30 e 17h às 18h30.

    Twitter: informações em tempo real
    O perfil do Twitter da RMTC (@Rmtcgoiania) busca ser o mais completo possível. Afinal, a RMTC está inserida em toda realidade do trânsito, não apenas do transporte coletivo: interdições referente a obras, acidentes, mau tempo, desvios,semáforos inoperantes, recapeamentos, notícias boas e tudo o que pode causar impacto no cotidiano de quem precisa se locomover para realizar atividades.

    Aos clientes, é possível, em tempo real, obter respostas sobre as dúvidas, críticas, sugestões e principalmente obter informações que auxiliem a utilização do transporte coletivo com informações relevantes como quaisquer alterações na operação dos ônibus, planilhas especiais de férias, atrasos, situação dos terminais, horários de funcionamento nos feriados e interdições no trânsito que impactem a operação. Pelo Twitter, o cidadão goiano tem acesso, ainda, ao PontoaPonto, que informa a velocidade média das principais vias da cidade.

    O atendimento via Twitter acontece de segunda-feira a domingo. Em dias úteis, das 6h às 20h, aos sábados das 7h às 13h e aos domingos das 13h às 19h.

    SMS
    Para evitar imprevistos no dia-a-dia do cliente, RMTC implementa o serviço de SMS, que informa o tempo restante para a chegada do ônibus no ponto desejado. Isso reduz o tempo de espera e oferece mais segurança. Com qualquer celular, basta o cliente enviar “Rmtc + número do ponto + número da linha” para o número 49214 para saber quantos minutos faltam para o seu ônibus chegar mesmo com as situações adversas do tráfego.O serviço é tarifado no valor de R$ 0,31 + impostos.

    Através do sitewww.rmtcgoiania.com.br também é possível planejar viagens e consultar informações de todas as linhas.