• Campinas: a cidade que virou bairro

    11/02/2013 Categoria: Novidades da Rede

    Campinas pode ser considerada uma cidade, possui todos os requisitos necessários para viver independente de Goiânia. Pequenos e grandes comércios, artesanato, redes varejistas, bancos, camelódromos, e inúmeras linhas de transporte coletivo. Embarque conosco nessa viagem e conheça os encantos da Campininha

    Matriz de Campinas - www.goiania.go.gov.br

    1810, começo do século XIX. Um grupo liderado por Joaquim Gomes da Silva Gerais vindos de Meia Ponte, a Pirenópolis de hoje, seguia rumo a São Francisco de Assis de Anicuns, atualmente Anicuns, região que concentravam minas de ouro recém-descobertas. Ao passar pela região, Joaquim se encantou pelas terras planas e abundância de águas e então, decidiu construir sua fazenda. Nascia assim o Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Campinas.

    Em 1894 os padres redentoristas chegaram ao vilarejo, vindos do continente europeu, que de início estranharam a simplicidade dos moradores do pequeno local e, assim, trouxeram as inovações tecnológicas jamais vistas pelos campineiros. Depois dos redentoristas, foi a vez de Pedro Ludovico Teixeira mudar os destinos da Campininha.

    Campinas ganhou emancipação política em 1914, mas teve vida curta. Com a transferência da capital da antiga Vila Boa para Goiânia, Campinas passou da condição de mãe da cidade para filha, sendo transformada em bairro goianiense. Na década de 50, Campinas ainda era pacata. As pessoas utilizavam o cavalo como meio de transporte. Essa tranquilidade característica de cidade do interior durou até a década de 70. Com o crescimento de Goiânia, o bairro foi invadido por empresas, tornando-se área para comércio.

    Atualmente, Campinas é um local de intenso comércio popular e especializado ao longo da Avenida 24 de Outubro e da Avenida Anhanguera. Outro atrativo da região é o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – a Matriz de Campinas. Para os amantes do futebol, vale a visita ao Estádio Antônio Accioly, que pertence ao Atlético.

    Linhas de ônibus
    Campinas é atendida por um total de 26 linhas de ônibus, divididas em alimentadoras, expressas e circulares que passam pelo setor, sendo uma delas Citybus. Confira na tabela abaixo todas as linhas que, de alguma forma, são ligadas à Campininha.

    5 T. Bandeiras / Campinas – Eixo Pio XII
    10 T. Veiga Jd. / Campinas – Eixo Mutirão
    11 T. Vl. Brasília / T. Pç. “A” – Via T – 2
    14 Pq. Atheneu / Campinas
    15 T. Pç. “A” / Flamboyant – Via T. Isidória
    22 T. Bandeiras / Campinas – Eixo União
    23 Flamboyant / Campinas
    50 T. Dergo / Nova Veneza
    52 Vera Cruz / Campinas / Centro
    105 T. Pç. “A” / PC Campus – Via B. Sayão
    160 T. Praça A / Santa Helena / Centro
    164 T. Gyn Viva / Centro / St. Universitário
    166 João Vaz / Campinas / Centro
    167 T. Pq. Oeste / Centro / St. Universitário
    168 Campinas / Fama / Centro
    171 T. Cruzeiro / T. Pç. “A”
    174 Campinas / Fama / Campus
    178 Jd. Curitiba / T. Pç. “A”
    287 T. Dergo / Gentil Meireles / Santo Antônio
    305 Recanto do Bosque / Finsocial / Campinas
    308 T. Pq. Oeste / T. Dergo / Campinas
    400 Circular – Via Independência
    401 Circular – Via Pç. Walter Santos
    605 Bro. da Vitória / Campinas / Centro
    607 Maysa / Campinas / Centro
    917 Nova Esperança / Av. Bernardo Sayão / Praça Universitária