• Congresso Mundial de Transportes tem palestra sobre RMTC goiana

    29/05/2013 Categoria: Esclarecimentos

     

    Os resultados de investimentos em tecnologias e o modelo de gestão adotado no transporte público de Goiânia são tema de palestra no 60º Congresso Mundial da UITP – Associação Internacional de Transporte Público. O encontro reúne especialistas de todo o mundo para discutir um problema em comum: a Mobilidade sob o ponto de vista dos Transportes Urbanos. O Congresso foi iniciado no último domingo (26) e será finalizado na quinta-feira (30) em Genebra, na Suíça, e conta este ano com a participação da RMTC Goiana.  Temas importantes da atualidade relacionados com a mobilidade, tecnologia, políticas e outros aspectos são motivo de debate.

    O diretor da RMTC, Leomar Avelino, apresentou nesta quarta-feira (29) o case de sucesso da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos no Brasil. Como por exemplo, a Central de Controle Operacional (CCO), que controla a operação e orienta os motoristas do transporte coletivo em tempo real. A equipe formada por 57 operadores controla o cumprimento da rota, os horários das linhas, analisa interdições e outras eventualidades que podem prejudicar o fluxo de viagens. É um trabalho em equipe para cumprir o horário proposto da linha.

    “É um dos mais importantes congressos em nível mundial no setor de transporte público e um espaço importante para compartilhar experiências e estabelecer contatos com outras empresas que estão à frente do transporte coletivo. Iremos mostrar que na Região Metropolitana de Goiânia há produtos bons oferecidos ao usuário do transporte coletivo, que evoluiu consideravelmente nos últimos cinco anos e que há espaço para a melhoria continua”, aponta.

    Transporte Público da Suiça
    De acordo com a Associação Internacional do Transporte Público (UITP), o evento permite a exploração da rede de transportes da suíça, assim como o seu planejamento e financiamento, apresentados pelos responsáveis da Associação de Transporte Público Suíço e do Gabinete Federal de Transporte. Adicionalmente, outros temas como as inovações nas infraestruturas e em bilhetagem foram e serão discutidos até esta quinta-feira.

    Goiás tem sido vanguarda na gestão de transportes no Brasil e agora ganha visibilidade no mundo. Os sistemas de controle da frota por GPS, a adução de bilhetagem eletrônica e agora a universalização do controle magnético de passagens foram considerados casos de sucesso.  Com base nesta experiência goiana, é discutido no evento o que é considerado um evento mundial: A tendência mundial é de que o serviço de transporte público passe a adotar um modelo de assinatura por parte do usuário. Cada um com sua necessidade e especificidade.

    Outro aspecto importante do encontro mundial é a união de informações sobre a tendência mundial de ampliação do subsídio público aos serviços privados. Neste caso, os maiores resultados foram alcançados quando a visão de subsídio é aplicada ao aumento da qualidade e não no barateamento da tarifa. A constatação é de que o cidadão investe seus esforços nos serviços que mais lhe garantem conforto. O que não impede que seja no transporte de qualidade.