• Ônibus passam por manutenção para diminuir a emissão de gases poluentes

    05/06/2013 Categoria: Por dentro da Rede

    RMTC faz parte do projeto “Despoluir”, que realiza medição da qualidade dos ônibus do transporte coletivo

    Comemora-se hoje, 05 de junho, o Dia do Meio Ambiente. Consciente da importância de ações ambientais, a RMTC integra o projeto “Despoluir”, da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). A manutenção realizada nos veículos do transporte coletivo de Goiânia tem o intuito de diminuir os níveis de emissão de gases poluentes.
    O projeto tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e visa à diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. O trabalho realiza um plano de medição da opacidade semestral que gera um registro sobre as condições em que estão todos os ônibus. Os veículos da rede passam por medições que avaliam as condições dos ônibus que recebem um selo de identificação com a data do teste e informações do resultado.

    Os veículos da RMTC possuem os motores EURO III que representam avanços tecnológicos consideráveis que reduzem as emissões à custa de evoluções voltadas ao controle eletrônico do motor, onde o pós-tratamento dos gases de escapamento e uma redução do teor de enxofre do combustível são imprescindíveis. O nível recomendado na medição de opacidade semestral é de 2,08. Caso a concentração encontrada seja maior, é necessário que os responsáveis identifiquem a causa e façam as correções adequadas no motor para ficar entre os valores determinados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

    A preocupação em melhorar o desempenho ambiental do setor de transportes e conscientizar os trabalhadores se faz presente. Miguel Jacinto, Gerente de Manutenção, explica que a cada 6 meses se faz a medição nos veículos da frota para verificar como estão. O procedimento é feito com a utilização de um opacímetro, aparelho utilizado na medição do índice de quantidade de fumaça emitida por metro e da opacidade (grau de enegrecimento expresso em porcentagem) da fumaça expelida pelo escapamento por veículos com motores a diesel.