• Nota informa normalização dos serviços na região Oeste

    11/09/2013 Categoria: Esclarecimentos

    O RedeMob Consórcio informa sobre a completa normalização do serviço na região Oeste a partir de acordo entre a Viação Reunidas e os motoristas da empresa que, apreensivos com o atraso do recebimento de parte dos salários, realizaram paralisação  do serviço por  dois dias. Mediante compromisso de pagamento em curto prazo (até esta sexta-feira), os motoristas voltaram ao trabalho.

    Mesmo com a retomada do serviço, é importante registrar que permanecem as barreiras para a confiabilidade do sistema, dentre elas a falta de corredores preferenciais ou exclusivos, enormes gargalos de trânsito, deficiência de infraestrutura e ausência de prioridade para o transporte público, o que tem consumido grande parte do esforço operacional na expectativa de entregar um serviço de qualidade.

    O Consórcio registra, ainda, importante momento para o Transporte Público quando, mesmo no estresse de um serviço precário destes dois dias, nossos usuários souberam enfrentar o momento e proteger o patrimônio coletivo, demonstrando amadurecimento e compreensão sobre o caráter público e coletivo do transporte.

    Por parte da concessionária Reunidas, repassamos as informações que se seguem:

    1)    A empresa Reunidas utilizou de todos os argumentos, propostas e negociações possíveis para evitar o grande prejuízo causado à população nestes dois dias de paralisação dos motoristas, tendo sido os mesmos alvo de fortes e seguidos apelos para  volta ao trabalho para não prejudicar os passageiros e muito menos agravar a crise por que passa o setor de transportes.

    2)    A empresa Reunidas considera que a crise que enfrenta é uma crise do transporte púbico que primeiro a afetou por conta de desequilíbrios históricos agravados por recentes distorções contratuais, especialmente a redução da tarifa e a criação do programa Ganha Tempo, que somados já representam uma perda de receita superior a 18%, além dos aumentos de custos de operação do serviço, como salários de funcionários, óleo diesel, peças e pneus.

    3)    A Reunidas jamais cogitou priorizar, neste período, o pagamento de outras despesas que não os salários dos seus funcionários que, há 40 anos, até esta crise,  jamais receberam com um dia de atraso sequer. O esforço para a quitação da folha já gerou, somente no mês de agosto, quase três centenas de protestos de títulos em cartório, já que foi feito com base no atraso de pagamento aos fornecedores.

    Por seu histórico como empresa, sempre idônea com seus funcionários e fornecedores  e diante de firme convicção e otimismo de que esta atual crise terá um desfecho breve, voltado para o interesse dos seus 140 mil passageiros diários, a Reunidas entrou, esta semana, com pedidos de refinanciamento de suas dívidas bancárias, o que vem recebendo sinalização positiva. Houve apoio inicialmente dos seus principais credores bancários, com carência de até 12 meses para que a empresa possa cumprir com suas obrigações financeiras, condição esta possível somente quando o credor tem uma aceitação do inesperado e emergencial quadro de desequilíbrio financeiro demonstrado. Isto permitirá amenizar parcialmente os impactos do desequilíbrio financeiro, até que as condições contratuais possam ser restabelecidas.

    Notícia relacionada:

    09/09/2013 – Nota à comunidade – Paralisação dos motoristas da Viação Reunidas