• RedeMob Consórcio e Moovit estudam criar nova ferramenta de informação para clientes da RMTC

    23/01/2014 Categoria: Por dentro da Rede

    Aplicativo que oferece informações em tempo real sobre linhas, horários, fluidez e possibilita avaliação do transporte público facilita a vida de quem utiliza o serviço e já está disponível em diversas cidades europeias e americanas. Goiânia pode ser a próxima

    Visita MoovitVisita Moovit CCO

    Buscar novas ferramentas de comunicação para ampliar o alcance e a qualidade das informações operacionais disponibilizadas em tempo real para os clientes do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (RMG). Este foi o principal objetivo da reunião que ocorreu na quarta-feira, 22, entre o RedeMob Consórcio e o diretor da ITS Consulting, Michel Costa. O representante brasileiro da Moovit, que é sediada em Israel e Nova York,  visitou o  Consórcio para conhecer a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e verificar a possibilidade de estender a área de atendimento do aplicativo Moovit para os 18 municípios atendidos pela RMTC.

    MoovitO Moovit é um aplicativo para smartphones com diversas funcionalidades que permitem traçar a melhor rota utilizando o transporte público coletivo, ver horários de viagens em tempo real e até avaliar o serviço, a partir de informações fornecidas pelo GPS dos ônibus e da utilização do serviço  pelos próprios clientes. Disponível em mais de 100 cidades de todos os continentes, o aplicativo possui hoje mais de três milhões de usuários. No Brasil, as capitais onde o Moovit já funciona são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Fortaleza.

    Ao conhecer o sistema de controle dos ônibus em tempo real e a estrutura tecnológica da Central de Controle Operacional do RedeMob Consórcio (CCO), o diretor da ITS Consulting destacou que a gestão compartilhada da operação em toda a Região Metropolitana e a quantidade de dados gerados pelo controle informatizado da frota são diferenciais que colocam Goiânia à frente de grandes cidades no Brasil e no mundo. “Muitas das capitais por onde nós passamos sonham em chegar onde vocês já estão, integrando o controle da operação do transporte coletivo da capital com as demais cidades da Região Metropolitana em uma rede unificada e com veículos totalmente controlados por meio de sistemas inteligentes de transporte”, disse Michel ao diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino.

    O representante da Moovit comentou ainda sobre a importância das empresas de transportes públicos buscarem novos canais de comunicação com os usuários do serviço. “Não existe uma ferramenta que seja capaz de alcançar todos os públicos, ainda mais em um negócio tão amplo como o transporte coletivo. Por isso, é muito importante que se busque disponibilizar as informações nos mais diversos meios”.

    Expectativa de parceria

    Ao final da visita, ambas as empresas demonstraram interesse em formalizar uma parceria para implantar o Moovit em Goiânia, o que, segundo o diretor da ITS Consulting, tende a ser um processo mais rápido que em outras cidades. “Fiquei muito impressionado com a estrutura e a capacidade que vocês têm para gerar e disponibilizar informações para os clientes. Nossa intenção agora é unir a tecnologia do Consórcio com a proposta colaborativa do Moovit para criar mais uma forma de levar todas essas informações aos usuários do transporte coletivo de forma integrada e acessível”, afirmou Michel Costa.

    O entendimento inicial é de que a parceria  esteja estabelecida e o serviço seja disponibilizado para os clientes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos dentro de algumas semanas. Para saber mais sobre o Moovit, clique aqui.