• Três ônibus do transporte coletivo são vandalizados durante protesto em Goiânia

    07/02/2014 Categoria: Por dentro da Rede

    Manifestação marcada em uma rede social digital começou de forma pacífica, mas terminou com atos de depredação e transtornos para os clientes da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos

    Na noite de quinta-feira, 06, três ônibus do transporte coletivo foram alvos de vandalismo em Goiânia, ao final de um protesto que teria sido organizado para reivindicar mudanças e melhorias no sistema de transporte público da Região Metropolitana de Goiânia. Os ônibus aguardavam intervalo para o início de novas viagens, na Rua 256, próximo ao Terminal Praça da Bíblia, quando dois jovens com rosto coberto atiraram coquetel molotov nos pneus.

    Motoristas e moradores que estavam no local utilizaram extintores de incêndio para conter o fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros. Os ônibus foram recolhidos e terão que passar por manutenção antes de voltarem a circular.

    Segundo o comandante da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Jorge Luiz Marreiros, a Polícia Militar já havia identificado a possibilidade do protesto ser violento em função da participação de adeptos do movimento Black Bloc e por isso disponibilizou toda a estrutura estratégica e logística para acompanhar os manifestantes. “Toda manifestação é legitima, desde que seja pacífica. A partir do momento em que há depredação do patrimônio e confronto com os policiais, como ocorreu ontem, a PM tem se empenhado para cumprir seu dever constitucional de preservar a segurança da população e manter a ordem pública, dentro dos parâmetros legais”, afirmou o major.

    Além dos prejuízos causados pela depredação dos ônibus, que afeta a normalidade da operação e reflete nos custos e consequentemente no cálculo tarifário do serviço, o protesto interrompeu alguns trechos no Centro de Goiânia, impactando a fluidez do trânsito em diversos pontos da capital.

    A Central de Controle Operacional do RedeMob Consórcio detectou grande aumento no número e na intensidade dos congestionamentos, que já são frequentes nos horários e locais impactados pela manifestação. Vários ônibus tiveram que realizar desvios e a pontualidade de pelo menos 100 linhas foi diretamente afetada, causando transtornos para os clientes do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia.