• Prefeitos buscam soluções para tarifas de ônibus

    06/02/2014 Categoria: Trânsito e Transporte

    Representantes de Porto Alegre, Osasco e Carapicuíba se reuniram em Brasília para exigir maior participação do governo federal

    Preocupado com a situação do transporte público coletivo de Porto Alegre, o Prefeito José Fortunati lamentou o desentendimento com o governo federal sobre o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup), um projeto que, caso aprovado, reduzirá em até 15% o valor das tarifas de ônibus com isenções de impostos nas três esferas da federação. O projeto ainda prevê outras medidas importantes, como a organização de uma planilha única, transparência dos sistemas e a criação de comitês de usuários.

    Fortunati participou de uma reunião em Brasília com o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique de Oliveira, acompanhado dos prefeitos das cidades paulistas de Osasco e Carapicuíba, para demonstrar a insatisfação com o governo federal no que tange à desoneração do transporte público. Fortunati diz que só com a aproximação e participação do governo federal será possível impedir o aumento da tarifa em 2014 e até reduzir o valor. A situação do transporte público deixa de ser um tema técnico, passando agora a ser político.

    Mesmo que o problema não seja solucionado imediatamente é importante pensar em soluções integradas que envolvam todas as esferas (municipal, estadual e federal) a fim de oferecer qualidade nos serviços de transportes públicos coletivos prestados em nível nacional. Fortunati insiste na importância desse diálogo e ainda avalia que não se trata apenas de segurar os preços das tarifas, mas evitar também que a frota seja sucateada. “Tenho a convicção que a tarifa do transporte coletivo é tão importante quanto a saúde e a educação, só para citar dois casos”, disse o Fortunati.

    Com informações da Agência Brasil