• Clientes do transporte público prejudicados com a depredação de 39 ônibus

    09/05/2014 Categoria: Esclarecimentos

    Ônibus vandalizadoÔnibus biarticulado queimadoNo início da noite de quinta-feira, 8, um grupo de estudantes que havia agendado protesto pelas mídias sociais no Leste Universitário depredou 39 ônibus  do transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, a maioria deles nas proximidades dos terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia.

    Manifestantes mascarados atiraram pedras e pedaços de madeira contra os ônibus que passavam pelo local, quebrando janelas, para-brisas e faróis e danificando a lataria dos veículos. Com a falta de segurança para continuar circulando, a operação das linhas ficou interrompida por várias horas na área Leste da RMTC e comprometeu seriamente o atendimento em toda a Rede, que funciona de maneira integrada.

    O RedeMob Consórcio estima que pelo menos 130 mil pessoas foram diretamente afetadas pela interrupção da operação e boa parte delas ainda pode ser prejudicada nos próximos dias em função do recolhimento dos ônibus para conserto.

    O diretor administrativo da Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), que teve 17 ônibus depredados na noite de ontem, lamenta que os atos de vandalismo contra o transporte coletivo estejam se tornando uma rotina na Grande Goiânia. “Todos os dias chegam vários ônibus com vidros quebrados e nós já estamos até com dificuldade para conseguir reposição de vidros aqui em Goiânia. Hoje, além dos ônibus a menos nas ruas, o mais grave é que nós não estamos conseguindo contratar motoristas porque está todo mundo com medo de exercer a função por causa dessa violência”, ressaltou José César Curado.

    Além dos veículos convencionais operados pelo RedeMob Consórcio, outros 10 ônibus articulados e biarticulados que fazem a linha Eixo Anhanguera também foram vandalizados, segundo informações da Metrobus. Um deles foi incendiado na Praça da Bíblia e ficou completamente destruído. Para se ter uma ideia da barbárie, queimar um ônibus biarticulado é o mesmo que amontoar e colocar fogo em mais de um milhão de reais, preço do veículo queimado ontem.

    O RedeMob Consórcio reitera que as ações de depredação dos ônibus e interferência na circulação das linhas afetam diretamente a qualidade do transporte público coletivo e trazem prejuízos em cadeia para todos os clientes que dependem deste serviço. As concessionárias acreditam que os órgãos de segurança pública irão se empenhar na identificação e punição dos responsáveis por estes crimes, até mesmo para evitar que as ações isoladas de pequenos grupos continuem afetando tão seriamente a ordem e o bem comum.