• Concessionárias começam a cumprir compromissos recentes

    14/05/2014 Categoria: Esclarecimentos

    Em cumprimento aos compromissos assumidos em carta pública recente, concessionárias iniciam ações para  a retomada da melhoria da qualidade do transporte coletivo

    20140513_163310A partir desta quarta-feira, 14, os clientes de 141 linhas de ônibus do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia vão contar com 737 novas viagens por dia. Com o incremento de 14 veículos na frota operacional, além de 57 motoristas e todo um trabalho para reorganizar a distribuição destes recursos, hoje já estão sendo disponibilizados diariamente 112.024 lugares a mais no transporte coletivo.

    A ação faz parte de um cronograma de acréscimo na oferta do serviço que será implantado em quatro etapas, todas as quartas-feiras, até o dia 04 de junho. Esta é apenas uma das medidas efetivas que está sendo executada para o cumprimento dos compromissos assumidos pelas concessionárias em conjunto com entidades públicas e privadas que se comprometeram a trabalhar em prol da melhoria do transporte coletivo.

    Nas próximas quatro semanas as empresas vão disponibilizar um adicional de 2.069 viagens por dia, com o acréscimo de 95 ônibus na frota e 275 novos motoristas, rodando cerca de um milhão e duzentos mil quilômetros a mais por mês. Em termos práticos, isto representa mais de 300 mil lugares ofertados a mais todos os dias no transporte público da Região Metropolitana de Goiânia.

    O planejamento de como as viagens adicionais serão inseridas nas linhas foi definido pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). As linhas que terão incremento de oferta de viagens para a 1ª e 2ª etapas, nos dias 14 e 21 de maio, respectivamente, já foram definidas. Já para a 3ª e 4ª etapas, nos dias 28 de maio e 4 de junho, a CMTC ainda realiza estudos técnicos com previsão de finalização nas próximas semanas.

    Tabelas de frequência das linhas nos terminais

    Com a reorganização da operação e o aumento da expectativa de cumprimento dos horários programados, também foi iniciada essa semana a reinstalação das tabelas impressas com a frequência das linhas nos 14 terminais geridos pelo RedeMob Consórcio.

    Até a próxima semana, quem passa pelos terminais poderá  consultar as tabelas nos locais de embarque nos terminais. “É claro que o trânsito continua sendo um fator determinante para o cumprimento dos horários, mas as pessoas terão ao menos uma referência de quanto tempo em média elas devem esperar pelo próximo ônibus. Nossa intenção na verdade é diminuir essa incerteza com a disponibilização efetiva dos displays eletrônicos que exibem informações reais sobre os horários de chegada e partida de cada linha e já estão em fase final de teste nos terminais”, afirmou o diretor do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino.