• CityBus 2.0 realiza expansão para região sudoeste de Goiânia

    30/03/2020 Categoria: CityBus 2.0

    Mais nove bairros localizados na região passam a integrar a rota dos miniônibus, que contemplarão um perímetro de mais de 56 km²

    A partir desta segunda-feira (30/03), mais nove bairros da região Sudoeste de Goiânia passam a integrar a rota do CityBus 2.0, totalizando agora uma área de mais de 56 quilômetros quadrados atendida. O serviço, primeiro transporte público coletivo por aplicativo de celular da América Latina, completou um ano de operação em fevereiro deste ano e já atende a mais de 85 mil clientes cadastrados nas plataformas IOS e Android.  

    Nesta etapa passam a ser atendidos os bairros Vila Anchieta, Jardim Ana Lúcia, Residencial Eldorado, Vila União, Residencial Celina Park, Vila Novo Horizonte, Residencial Canadá, Jardim Planalto, Parque Anhanguera e Parque Anhanguera II. “Desde o lançamento, essa foi uma das regiões com grande número de solicitações para que a atendêssemos. A expansão do serviço, em momento de calamidade pública, procura atender a dois propósitos: ser mais uma opção para as pessoas que realmente precisam se deslocar e manter empregos de motoristas do serviço”, enfatiza Indiara Ferreira, diretora executiva da HP Transportes.

    Neste período de pandemia da Covid-19, os miniônibus têm circulado com número reduzido de pessoas, com as janelas abertas e têm sido submetidos a um processo ainda mais rigoroso de limpeza e desinfecção. Considerando a melhoria no trânsito, observada nesse período de quarentena, o tempo médio de espera para realizar uma viagem tem sido de menos de 8 minutos e todo esforço está sendo feito para manter o máximo de veículos nas ruas.

    Inicialmente em período de testes, com 15 miniônibus e abrangendo 11 bairros do centro da capital, em julho a operação do CityBus 2.0 foi consolidada com a sua primeira expansão para mais 13 bairros, passando a atender um perímetro de aproximadamente 40,8 quilômetros quadrados. Em novembro de 2019, mais cinco bairros foram contemplados com nova expansão, passando o serviço a atender uma área total de 43 quilômetros. Desde o início deste mês de março, o serviço também passou a operar no Paço Municipal.

    Bairros atendidos pelo CityBus:

    Aeroporto
    Alto da Glória
    Areião
    Bela Vista
    Bueno
    Central
    Cidade Jardim
    Conjunto Vila Isabel
    Jardim América
    Jardim Ana Lúcia *
    Jardim Atlântico
    Jardim da Luz
    Jardim Europa
    Jardim Goiás
    Jardim Planalto *
    Leste Nova Vila
    Leste Universitário
    Marista
    Norte Ferroviário
    Nova Suíça
    Novo Horizonte *
    Oeste
    Paço Municipal
    Parque Amazônia
    Parque Anhanguera *
    Parque Anhanguera II *
    Pedro Ludovico
    Residencial Canadá *
    Residencial Celina Park *
    Residencial Eldorado *
    Residencial Jardim Florença
    Residencial Manhattan
    Serrinha
    Setor dos Afonsos
    Sudoeste
    Sul
    Vila Alpes
    Vila Alvorada*
    Vila Americano do Brasil *
    Vila Anchieta *
    Vila Bela
    Vila Canaã
    Vila Divino Pai Eterno
    Vila Lucy
    Vila Maria José
    Vila Redenção
    Vila Rezende*
    Vila Rosa
    Vila Santa Efigênia *
    Vila São João
    Vila São Tomaz
    Vila União *

    *Novos bairros atendidos

    Sobre o CityBus 2.0
    O CityBus 2.0 é uma aposta da HP Transportes, empresa que atua no segmento de transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, e da Via, a maior desenvolvedora mundial de tecnologia para transporte responsivo à demanda. O serviço é resultado de uma longa jornada de inovação com o objetivo de transformar o transporte público, a visão do goianiense sobre o transporte público e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana.

    É um serviço que se diferencia do convencional por não ser obrigatório. Utiliza veículos com ar condicionado, carregadores de tomada e USB para celulares, câmeras de segurança e não admite passageiros em pé. É um serviço por aplicativo, realizado por concessionária onde os motoristas são contratados e treinados, detalhe esse que é traduzido em segurança para os clientes.

    Percorre cerca de 50 bairros, entre eles os setores Central, Sul, Universitário, Oeste, setor Aeroporto, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Pedro Ludovico, Nova Suíça, Jardim Goiás, Alto da Glória, Vila Redenção, Jardim América, Parque Amazônia, Jardim Atlântico, Vila Alpes e Vila Rosa. O cliente pode fazer a avaliação pelo próprio aplicativo ao final da viagem ou pelas redes sociais “CITYBUSBR” no Facebook, Instagram e Twitter.  O download do app está disponível nos smartphones para os sistemas Android e iOS. Após o cadastro, poderá solicitar a sua viagem e se deslocar para o ponto virtual indicado no aplicativo, onde fará o embarque para utilizar o serviço.

    Sobre a Via
    A Via, fornecedora do app, está reimaginando como o mundo se move saindo de um sistema de rotas e horários rígidos para redes totalmente dinâmicas. O aplicativo móvel da Via conecta pessoas que estão seguindo o mesmo caminho, permitindo que compartilhem perfeitamente um veículo premium. Lançada pela primeira vez na cidade de Nova York em 2013, a tecnologia da Via agora está implantada em todos os continentes, na Europa o serviço é conhecido como ViaVan pela parceria com a Mercedes-Benz. Hoje, a empresa faz parceria com agentes de transporte de passageiros, sejam eles públicos, como Transporte Público Coletivo e Táxi, ou privados, como empresas entre outros. Integrando-se perfeitamente à infraestrutura de transporte para proporcionar mobilidade de ponta.