• COMUNICADO DE RISCO DE PARALISAÇÃO DA RMTC

    18/12/2020 Categoria: Esclarecimentos

    O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia, informa que há risco de paralisação parcial da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) neste sábado, 19 e domingo 20 de dezembro.

    Importante esclarecer, que a paralisação é decorrente de uma falta de solução que o setor não encontrou até agora para o restante do pagamento dos salários de novembro que estão atrasados e quitação do 13º salário que as empresas propuseram ao sindicato dos trabalhadores parcelar e não chegaram a um acordo, bem como pela falta de segurança se haverá recursos para o pagamento dos salários de dezembro das empresas que fazem parte do sistema de transporte público.

    “Nós lamentamos, mas há uma total incapacidade das empresas em horarem seus compromissos. Nós estamos perdendo totalmente a confiança e até a credibilidade com os quase 5.000 funcionários do setor. Chegamos hoje aqui e temos que dizer que não conseguimos uma solução e o comparecimento ao trabalho neste final de semana vai depender individualmente dos empregados. Portanto, há um risco de fato, mesmo que parcial, de paralisação do serviço”, explica Adriano Oliveira, presidente do SET.

    Caso a paralisação se confirme, o Sindicato está trabalhando para que ela não se prolongue além do final de semana. As concessionárias esperam total normalidade na segunda-feira, para que o serviço continue cumprindo sua responsabilidade de mover a cidade, principalmente nesta semana que antecede ao Natal. E afirma continuar na busca por uma solução para a crise instalada que, neste momento, a saída vislumbrada poderia ser o cumprimento, pelos municípios, do Plano Emergencial formulado pelo Estado de Goiás, que, inclusive, foi homologado parcialmente no processo judicial promovido pelo Ministério Público visando assegurar a manutenção da prestação do serviço de transporte público.

    Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET)