• Créditos para transporte coletivo devem ser adquiridos até o meio-dia desta sexta-feira (22)

    22/01/2021 Categoria: Cartão Fácil, Novidades da Rede, Sitpass

    Pontos de venda de recarga, emissão de novas vias do Cartão Fácil e aquisição de vale transporte por empresas estarão disponíveis a partir das 8 horas de sábado, dia 23

    Usuários do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana têm até o meio-dia desta sexta-feira, dia 22, para adquirir créditos pelos pontos de venda de recarga e emitir novas vias do Cartão Fácil. Compra de vale-transporte por empresas também estará indisponível neste período. Essas funcionalidades voltarão a ser acessíveis normalmente a partir das 8 horas de sábado, dia 23.

    A indisponibilização destas funcionalidades no período é devido à implementação do novo serviço de bilhetagem eletrônica, que começa a vigorar a partir da zero hora deste sábado. A Loja Sitpass irá funcionar no sábado (23/01) e domingo (24/01), das 8h às 17h30, para soluções de problemas caso aconteçam durante a migração do sistema. Motoristas e atendentes de bilheterias também foram treinados para operar o novo equipamento, com foco principalmente na resolução de possíveis problemas e encaminhamentos junto aos clientes durante a operação.

    Entre as novidades que serão implementadas a partir deste sábado estão a biometria facial, que será válida, neste primeiro momento para os idosos, e a recarga de créditos no cartão a bordo dos veículos. A migração terá nível mínimo de impacto aos clientes do sistema. Os usuários não precisarão trocar seus cartões atuais e não terão que realizar novo cadastro. Todos os 1,6 milhões de cartões continuarão a ser normalmente aceitos. O sistema tecnológico utilizado é nacional e a mudança deve impactar cerca de 500 mil pessoas, considerando uma movimentação fora do cenário de pandemia, que fazem uso diário do serviço, localizadas na região metropolitana de Goiânia.

    O cliente deverá apresentar o seu cartão Sitpass no novo equipamento – o antigo será desligado e retirado gradativamente de dentro dos ônibus. Neste primeiro momento, e somente neste, a leitura do cartão será um pouquinho mais demorada porque o sistema estará migrando automaticamente todas as informações gravadas dentro do cartão para o novo sistema. A partir daí, o cliente já terá “migrado” o seu cartão para o novo sistema. Este mesmo processo irá ocorrer na rede de vendas, caso o cliente precise carregar créditos em seu cartão antes de embarcar. O sistema não exigirá nenhuma outra ação específica. “Esse tempo de atualização levará menos de 10 segundos. O equipamento foi bastante testado, mas, caso haja alguma demora além disso, pedimos a compreensão do usuário e que ele informe ao motorista ou ao atendente de bilheteria para que possam ser realizados os ajustes necessários”, detalha Leomar Avelino, diretor-executivo do RedeMob Consórcio, responsável pela implantação do novo serviço.

    IDOSOS – A coleta de foto para o cadastro inicial dos passageiros da terceira idade será realizada pela própria máquina ao ingressar em um terminal ou dentro do ônibus, na hora do embarque, e levará também apenas alguns segundos, sem a necessidade de nenhuma ação específica do usuário. Tudo de forma transparente ao cliente. A câmera coleta a foto que fica temporariamente armazenada no validador do ônibus e, quando este chega na garagem, o arquivo de imagem é descarregado para o servidor. O Cartão do Idoso ou a apresentação do documento de Identidade ao motorista continuam sendo indispensáveis.

    Em um momento posterior, após a descarga dos dados do veículo na garagem, a tecnologia da biometria fará o cruzamento da foto capturada no momento do embarque com a foto do cadastro daquele cartão. Em caso de divergência, esta foto é enviada para inspeção visual e análise da ocorrência. Diante do atual momento, a tecnologia já está preparada para análise de fotos dos clientes com uso de máscaras.

    Para o cliente que efetuar a compra pela internet, ou que recebe créditos de vale-transporte, já poderá contar com a liberação dos seus créditos para recarga no cartão em todos os validadores dos ônibus e terminais. Esta recarga acontecerá automaticamente quando ele apresentar o seu Cartão Fácil no novo validador. Uma vez que comprou, o crédito será baixado no próprio validador.