• SET Esclarece dados do Sindicato dos Trabalhadores

    07/04/2021 Categoria: Esclarecimentos

    Índice de contaminação por Covid-19 no setor segue média da Capital. SET também defende vacina contra a doença para setor

    O SET – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia e Região Metropolitana tomou conhecimento pela imprensa sobre a assembleia dos trabalhadores do sistema. O Sindicato respeita e entende que é um direito a realização desses encontros para deliberar sobre os interesses dos trabalhadores.

    Estamos vivendo uma pandemia sem precedentes e a participação de todos na prevenção e no autocuidado é fundamental. “No entanto, cabe esclarecer que os trabalhadores do sistema, principalmente àqueles que estão na linha de frente, têm recebido todos os EPIs, além de orientação sobre a Covid-19, bem como suporte médico e hospitalar em casos de contaminação e um cuidado redobrado das empresas na higienização dos veículos nas garagens e nos terminais, seguindo protocolo sanitário definido pela Fetrasul, que prevê 12 medidas dentro do Protocolo Transporte Seguro’, esclarece Adriano Oliveira, presidente do SET.

    Como divulgado diariamente pelo Boletim do Transporte Coletivo, canal de transparência e divulgação de todas as ações do setor durante a pandemia, em 12 meses o sistema, que possui 4.014 funcionários, teve um índice de 13% entre contaminados e recuperados, 27 foram afastados por pertencerem ao grupo de risco e, infelizmente, 14 morreram, o que todos lamentamos, mas que, em sua maioria, não foram contaminados durante o trabalho.

    Desta forma, esclarece as informações apresentadas pelo sindicado dos trabalhadores.

    Em setembro de 2020, cerca de 12% dos usuários do sistema de transporte coletivo em Goiânia testaram positivo para o coronavírus (Sars-CoV-2), de acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a partir da lista de usuários cadastrados que foi repassada pela CMTC. Os números, de acordo com a então secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, não garantem que os ônibus na capital são um foco de transmissão da doença, isso porque o índice era semelhante ao que a prefeitura tinha a partir da testagem ampliada que estava sendo feita nos bairros, na época, e que ficou entre 12% e 13%.

    Vacina para linha de frente

    O SET apoia a luta para incluir os profissionais que estão na linha de frente da operação no grupo de risco para que recebam a vacina. “Da mesma forma que foi anunciado pelo Governador do Estado de Goiás para a Polícia Militar, esperamos que o mesmo possa ser feito com os motoristas e demais profissionais, que têm dado sua contribuição diária na manutenção do serviço de transporte público, essencial para a mobilidade das cidades. Nós estamos trabalhando, inclusive, junto ao poder público para que isso aconteça”, defende Adriano Oliveira.

    12 MEDIDAS DO PROTOCOLO TRANSPORTE SEGURO

    1. Ventilação: Todos os ônibus com janelas abertas;
    2. Higienização diária dos ônibus com produto homologado pelos órgãos de saúde nas garagens e nos terminais;
    3. Desinfecção diária de todas as áreas administrativas;
    4. Vacinação contra H1N1 de todos os motoristas e administrativo;
    5. Incentivo do Cartão Sitpass para evitar a utilização de dinheiro no interior dos ônibus;
    6. Estímulo a utilização do SiMRmtc para evitar aglomerações nos pontos de ônibus;
    7. Utilização obrigatória de máscaras no interior dos ônibus;
    8. Disponibilização de álcool em gel para todos os motoristas;
    9. Afastamento imediato do colaborador diante de qualquer sintoma da Covid-19;
    10. Medição diária de temperatura dos motoristas nas garagens;
    11. Realização de campanhas de prevenção à Covid-19;
    12. Disponibilização de e-book de prevenção à Covid-19;

    SET – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia e Região Metropolitana