• Goiânia inaugura o terminal Hailé Pinheiro, o último do BRT Norte-Sul

    15/09/2023 Categoria: BRT Norte-Sul, Implantação de linha, Novidades da Rede

    O novo serviço de transporte cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no terminal Veiga Jardim, em Aparecida, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Perimetral e Recanto do Bosque, assim como até o Parque Atheneu. No Centro da Capital, fará intersecção com o Eixo Anhanguera

    No próximo dia 15, Goiânia vai receber o Terminal Hailé Pinheiro, o último terminal a ser entregue da operação do BRT Norte-Sul. A solenidade acontece às 10 horas, com a presença do Prefeito de Goiânia Rogério Cruz, do Vice Governador do estado de Goiás, Daniel Vilela, e demais autoridades. A operação iniciará para a população no dia 16.

    Ao final da implantação do BRT Norte-Sul serão 121 linhas ao todo conectadas, que contará com uma frota média de 62 veículos equipados com ar-condicionado e portas dos dois lados. A extensão total do corredor é de 29,6 km, considerando do Terminal Veiga Jardim até o Terminal Recanto do Bosque, com parada em sete terminais e 36 estações. Os ônibus devem desenvolver uma velocidade média entre 22 e 26 km/h, que deve impactar em um ganho de tempo de viagem esperado de até 40%.

    A implantação do BRT Norte-Sul oferecerá uma ampla possibilidade de deslocamentos na região metropolitana de Goiânia, podendo atender, direta e indiretamente, quase a metade da população da conurbação de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Do ponto de vista da mobilidade, o BRT Norte-Sul permitirá estruturar nove locais de integração com outras linhas de transporte, inclusive alimentadoras, como troncais de outros eixos viários, contribuindo para a difusão da demanda, a acessibilidade em Goiânia e os municípios do seu entorno. Ou seja, uma excelente cobertura do território proporcionada pelas integrações do BRT Norte-Sul com outras linhas de Eixo da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

    O modelo operacional do corredor Norte-Sul possui o conceito tronco-alimentado da RMTC, com a manutenção das integrações nos terminais dispostos ao longo do seu traçado. O corredor iniciará no Terminal Veiga Jardim, passando pelos Terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia e Hailé Pinheiro, até o Recanto do Bosque. O BRT Norte Sul será atendido diretamente por seis linhas radiais. Destas, duas atenderão o tramo Norte e, quatro, o tramo Sul. Entre estas, as linhas semiexpressas atenderão o Tramo Sul do BRT Norte-Sul, proporcionando a oportunidade de viagens mais rápidas com uma velocidade estimada da ordem de 26 km/hora, contra 22 km/h da linha paradora. Assim, a viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em relação à linha NS1. As linhas semiexpressas e a linha NS5 operarão com embarque apenas no sentido de maior fluxo de usuários, com retorno reservado (sem paradas) no sentido de contrafluxo, de modo a permitir um melhor aproveitamento da frota.

    Diante da robustez do corredor, a frequência do serviço será alta, com rapidez e eficiência: Terminal Veiga Jardim, com saída a cada três minutos; Terminal Cruzeiro, também a cada 3 minutos; Terminal Isidória, a mesma frequência; Terminal Paulo Garcia, a cada 4 minutos; Terminal Perimetral, a cada 4 minutos; Terminal Recanto do Bosque, a cada 5 minutos; e, Parque Atheneu, a cada 10 minutos. Em resumo: quanto maior o fluxo de pessoas no trecho, mais frequente o atendimento.O Sistema de Informação presente nos terminais, estações e frota do BRT Norte-Sul vai facilitar a realização das viagens, com informações estáticas e dinâmicas, placas e painéis de informação e sinalização, sonorização, displays eletrônicos, tudo apoiado pelo aplicativo SimRMTC para auxiliar no planejamento das viagens.

    O terminal

    O terminal Hailé Pinheiro conta com duas plataformas de embarque e desembarque que vão atender, além do BRT, outras 12 linhas que atendem diversos bairros da região. O novo terminal também vai ampliar seis linhas e criar dois novos destinos e três linhas serão encurtadas, ou seja, terão uma rota menor diante do funcionamento desta plataforma. Ainda compõem o local modernos totens eletrônicos com o horário em tempo real das viagens, sonorização com informações e orientações aos usuários, informações e sinalizações estáticas, máquinas para autoatendimento Sipass, banheiros, bilheteria, uma sala para Polícia Militar e outra para a CMTC, paisagismos e bancos no modelo art decó. O terminal terá os aparatos de acessibilidade, área de apoio e refeitório para os profissionais que trabalham no transporte público coletivo. Contará com  câmeras de segurança (CFTV) conectadas a Central de Controle Operacional – CCO, do RedeMob Consórcio, e ao Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, da Secretaria de Segurança Pública do Estado e a central do município de Goiânia.

    Na entrada da nova estação, um painel de led, , vai informar as linhas atendidas no novo terminal e os horários em tempo real das partidas dos ônibus, como funciona hoje nos principais aeroportos do país. A expectativa inicial é que o Termina Hailé Pinheiro receba um fluxo médio de 5 mil pessoas por dia e registre uma média de 280 viagens diárias.

    Linhas e alterações

    Além da linha do BRT Norte-Sul, serão 12 linhas integradas no novo Terminal. Destas, 1 linha será de passagem, 4 linhas foram estendidas, 3 novas foram criadas e 4 tiveram seu itinerário seccionado no Terminal Hailé Pinheiro.

    Linhas estendidas:

    • 132 T. Hailé Pinheiro / PC Campus / Itanhanga
    • 343 T. Hailé Pinheiro / PC Campus / Orlando De Morais
    • 721 T. Hailé Pinheiro / Nossa Morada / Shangri-La
    • 722 T. Hailé Pinheiro / Shangri-La / Nossa Morada

    Novas linhas

    • 288 T. Hailé Pinheiro / Vale dos Sonhos
    • 315 T. Hailé Pinheiro / T. Dergo
    • 413 T. Hailé Pinheiro / Centro

    Linhas seccionadas

    • 050 T. Hailé Pinheiro / Nova Veneza
    • 174 T. Hailé Pinheiro / T. Praça A / Progresso / Sevene
    • 270 T. Hailé Pinheiro / UFG / Itatiaia
    • 287 T. Hailé Pinheiro / Santo Antônio De Goiás

    Mantidas sem alterações (de passagem)

    • 013 T. Rec. do Bosque / T. Paulo Garcia / Centro
    • 037 T. Pe. Pelágio / Praça Do Violeiro / T. Hailé Pinheiro

    Confira como será o plano operacional do Terminal Hailé Pinheiro:

    ARCO LESTE

    132 – T. HAILÉ PINHEIRO / PC CAMPUS / ITANHAGÁ

    A inauguração do Terminal Hailé Pinheiro trará em uma ampliação da linha 132 – Terminal Hailé Pinheiro/PC Campus/Itanhangá, que vai passar de 11.325 km rodados/mês (média 378 km/dia) para 18.866 km rodados/mês (629 km/dia).

    270 – T. HAILÉ PINHEIRO / PC CAMPUS / ITATIAIA

    A linha 270 – Terminal Hailé Pinheiro/PC Campus/Itatiaia cumpria 11.003 km rodados/mês. Com a inauguração do novo terminal, vai passar a desempenhar 9.162 km rodados/mês.

    343 – T. HAILÉ PINHEIRO / PC CAMPUS / ORLANDO DE MORAIS

    A linha 343 – Terminal Hailé Pinheiro/PC Campus/Orlando de Morais ganha uma extensão com a chegada do novo terminal: antes cumpria 13.960 km rodados/mês e, com a inauguração, vai alcançar 25.614 km rodados/mês.

    As linhas 721 – Terminal Hailé Pinheiro/Nossa Morada/Shangri-lá e 722 – Terminal Hailé Pinheiro/Shangri-la/Nossa Morada também terão o atendimento ampliado. A primeira cumpre 1.884 km rodados/mês e passará a fazer 4.680 km/mês e, a segunda, passará de 2.698 km rodados/mês para 6.690 km/mês.

    NOVA LINHA – 288 – TERMINAL HAILÉ PINHEIRO/VALE DOS SONHOS

    O Terminal Hailé Pinheiro ganhará a linha 288, até o Vale dos Sonhos, passando pelo Jardim Guanabara. Serão percorridos 14.512 km/mês, com 20 viagens em dias úteis e 15 aos sábados e 15 aos domingos.

    ARCO OESTE

    050 – T. HAILÉ PINHEIRO / NOVA VENEZA

    A linha 050 – Terminal Hailé Pinheiro/Nova Veneza será reduzida com a operação do novo terminal: vai passar de 412 km/dia para 295 km/dia, gerando economia de tempo.

    174 – T. HAILÉ PINHEIRO / T. PRAÇA A / SEVENE

    A linha 174 – Terminal Hailé Pinheiro/T. Praça A/Sevene também terá redução de percurso com o início da operação do novo terminal: vai passar de 868 km/dia para 507 km/dia.

    287 – T. HAILÉ PINHEIRO / SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS

    A linha 287 – Terminal Hailé Pinheiro/Santo Antônio de Goiás fará mais atendimentos, ampliando o percurso de 727 km/dia para 760 km/dia.

    NOVA LINHA – 315 – TERMINAL HAILÉ PINHEIRO /TERMINAL DERGO

    A nova linha 315 – Terminal Hailé Pinheiro/Dergo nasce junto com o novo terminal, com previsão de desempenhar 292 km/dia.

    REFORÇO NA LINHA 013 – TERMINAL HAILÉ PINHEIRO/PRAÇA CÍVICA

    A linha 013-2 Terminal Hailé Pinheiro/Centro ganha extensão de 13,3 km, passando a percorrer 266 km/dia.

    Novos conceitos

    Assim como outros terminais da RMTC, o terminal Haillé Pinheiro nasce com o novo conceito de espaço aberto. Desta forma, as validações das viagens são feitas dentro dos ônibus e os embarques realizados pela porta da frente.

    O novo terminal terá como destaque a harmonia entre mobilidade, saúde e sustentabilidade. A integração entre bicicletas, ônibus e a cidade retrata a mobilidade integrada à saúde e ao meio ambiente.  Outra atração será um painel instagramável feito de linhas, que captura a essência dinâmica da cidade e seus principais monumentos. As hashtags #MobilidadeIntegrada, #BicicletaeÔnibus, #SaúdeeSustentabilidade, #BRTConectaVocê, #EuApoioessaIdeia e #SiMRmtc são integradas, convidando todos a compartilhar suas visões sobre o serviço e a cidade.

    Serão dispostos ainda pelo terminal ícones minimalistas de bicicletas em tamanho real, confeccionados em chapa de aço e pintados em azul ou verde. As bicicletas solo e as bicicletas de família são convites visuais para explorar as possibilidades da mobilidade compartilhada e sustentável. O BRT também contará com um bicicletário seguro para oferecer aos passageiros a comodidade de estacionar suas bicicletas, promovendo ainda mais o uso do transporte multimodal.

    Um Mapa Sinóptico do BRT Norte-Sul vai apresentar a conexão de diversas informações acerca de um sistema de mobilidade integrada. Além de destacar as rotas e estações do BRT, vai mostrar como o corredor se integra aos pontos de interesse público ao longo do caminho. Os nós de conexão com o sistema convencional de ônibus garantem que os passageiros possam continuar suas viagens com facilidade, expandindo as opções de mobilidade. Em resumo, o projeto transmite uma declaração de que a mobilidade integrada é o futuro das cidades em crescimento.

    Informações gerais do BRT Norte-Sul:

    • Quantidade de linhas conectadas ao BRT-NS: 121 linhas
    • Frota: 62 veículos de 14 metros, com ar-condicionado e portas dos dois lados
    • Quilometragem operacional mensal: cerca de 500.000 km
    • Demanda mensal: em torno de 1.200.000 viagens
    • Extensão BRT NS: 29,6 km, do Terminal Veiga Jardim até o Terminal Recanto do Bosque
    • Velocidade média esperada: de 22 a 26 km/h
    • Ganho de tempo de viagem esperado: cerca de 30% a 40%
    • Terminais: sete terminais
    • Estações: 36 estações