• Nova Estação Hemocentro se torna modelo e marca a mobilidade urbana de Goiânia

    09/05/2024 Categoria: BRT Norte-Sul, Novidades da Rede

    Moderna e tecnológica, plataforma é a primeira a contar com integração modal e marca início do modelo BRT mais verde do Brasil. O projeto já está com mais quatro estações em obras e serão inauguradas no prazo de 90 dias.

    A entrega da Estação Hemocentro que aconteceu quinta-feira (09/05), marca o início da nova era do transporte coletivo da região Metropolitana de Goiânia.

    Totalmente reformulada, a estação se torna um modelo a ser replicado nas demais 18 estações ao longo do corredor Anhanguera. O local está apto para receber os ônibus elétricos que transitarão pelo BRT, com destino a um futuro mais sustentável. Moderna e tecnológica a Estação Hemocentro conta com painéis informativos que dão a previsão de tempo de chegada dos ônibus e itinerários, um mapa que mostra a integração da rede de transporte coletivo, sistema de som potência distribuídos por toda a plataforma; duas portarias eletrônicas, 2 monitores de led semelhantes aos dos aeroportos com 2 metros por 50 cm que vão trazer entretenimento, bem como informações de utilidade pública; outros 4 monitores vão anunciar o tempo de chegada dos ônibus e linhas.

    Os usuários contam ainda com um totem interativo que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), além de Wi-fi e uma torre para carregamento de celular. Outro serviço de destaque do novo modelo de estação é o QR Code Minha estação! Através dele, ao apontar o celular para um dos QR Code da Estação, o cliente poderá visualizar as informações das linhas daquela parada e seus próximos horários de embarque. Também será possível colaborar com a RMTC na preservação do patrimônio, utilizado pelo próprio usuário, informando situações de risco, não conformidades ou ainda ações de vandalismo.

    Totalmente reformulada e tecnológica a Estação Hemocentro é dotada de estrutura e segurança, para atender ao público contando com: paredes de brises de alumínio, câmeras de segurança com reconhecimento facial, posto de segurança com monitoramento em tempo integral, acessibilidade através de rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile e piso tátil, mini bicicletário e iluminação cênica.

    As Estações Anhanguera, Vila Bandeirantes, Universitária e Lago das Rosas já estão em reforma. A previsão é que as obras sejam finalizadas no prazo de 90 dias.