- 
							
Corredor Universitário reduz stress de motoristas
Profissionais do transporte coletivo de Goiânia que passam pelo local comprovam que o resultado das obras melhorou na produtividade dos motoristas
O Corredor Universitário otimizou o serviço de transporte coletivo e melhorou o fluxo de veículos no trecho. A melhoria já é realidade para motoristas e passageiros que passam pelo local diariamente. É fato que o trânsito no local melhorou.Mas e para o motorista de ônibus? O que mudou para ele e como ele se sente durante o trabalho? É o que vamos descobrir. Entrevistamos profissionais responsáveis por algumas linhas que circulam pelo trecho e eles constatam: stress reduziu para zero. Há 15 anos no transporte coletivo, Helton Hortalino viveu o antes-obra e afirma que voltar estressado para casa era rotina diária. “Antes eu precisava ficar trocando de faixa todo tempo para conseguir andar e tinha que tomar cuidado porque do nada poderia aparecer um carro e acabar colidindo”, conta.
No horário de pico a situação era ainda pior. Segundo Helton, o pior trecho da Rua 10 era no viaduto da Marginal Botafogo. “Passar sobre a Marginal era um sufoco. No horário de pico não andava. Os carros se amontoavam no viaduto, ocupando todas as faixas da pista e os ônibus simplesmente não passavam, era um caos total”. Ele ainda enfatiza que “passar pelo Corredor Universitário é uma maravilha. É rápido, é tranquilo, os passageiros também percebem isso e eu sempre volto para casa tranquilo, o que antes não seria possível”.
Motorista relata melhoria no trabalho “Ótimo mesmo, melhorou bastante” é a opinião de Aparecido Evangelista, 42 anos, há 15 no transporte coletivo. De segunda a sexta, ele fica responsável pela linha 027 (T. Bandeiras / T. da Bíblia – Via T – 70) e aos sábados a 028 (T. Bandeiras / T. da Bíblia – Via T – 9) e com propriedade, fala sobre a mudança. “Eu acredito muito no transporte coletivo. Com o Corredor Universitário, meu trabalho ficou 100%, eu fico mais feliz de trabalhar no transporte coletivo” conclui Aparecido.
Fica claro que se trata de uma corrente, ou seja, com a melhora das vias (como visto no Corredor Universitário), os ônibus circulam com preferência, a velocidade média aumenta, os passageiros chegam mais rápido ao seu destino e, assim, o ônibus se torna a melhor opção de transporte, reduzindo a quantidade de carros nas ruas, contribuindo para a mobilidade urbana e uma cidade mais sustentável. Além disso, os motoristas trabalham com melhor qualidade.
 
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
 - Artigos (27)
 - Bilhete Único (9)
 - Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
 - Boletim do Transporte Coletivo (894)
 - BRT Norte-Sul (6)
 - Campanha (5)
 - Cartão Benefício (8)
 - Cartão Fácil (5)
 - CityBus 2.0 (19)
 - Cultura em Movimento (10)
 - Desvio de rota (15)
 - Direitos Humanos (11)
 - Esclarecimentos (680)
 - Folha da Rede (42)
 - Homenagens (11)
 - Horários (15)
 - Implantação de linha (5)
 - Implantação de linha (4)
 - Linhas especiais (32)
 - Mobilidade Urbana (119)
 - Mudanças nas linhas (492)
 - Novidades da Rede (148)
 - Passe Livre Estudantil (9)
 - Por dentro da Rede (227)
 - Produtos (35)
 - Projetos e ações (161)
 - Rota Cultural (35)
 - Rota de Lazer (10)
 - Segurança (39)
 - SiMRmtc (17)
 - Sitpass (18)
 - Tarifa (22)
 - Terminais de Integração (56)
 - Trânsito e Transporte (112)
 
			
	    

