• PontoaPonto já revela os piores trechos do trânsito e chega a 150 km de vias monitoradas permanentemente

    02/01/2013 Categoria: Projetos e ações

    Dois meses depois do lançamento do índice que mede a fluidez do trânsito e transporte público, o PontoaPonto já está monitorando mais de 150km de vias da Região Metropolitana de Goiânia. O índice, que já é referência para estudos, planejamento e intervenções no trânsito e nas rotas do transporte coletivo, já revela os pontos de maior estrangulamento para o fluxo nas avenidas de Goiânia.

    A partir desta sexta-feira (04), 10 novos corredores do trânsito na Região Metropolitana de Goiânia (veja abaixo), passarão a fazer parte do monitoramento permanente do índice PontoaPonto, que mede a fluidez do trânsito e transporte em tempo real.  O interesse gerado pelo acompanhamento do índice já levou a Rede Metropolitana de Transporte Coletivos – RMTC, a expandir o leque de monitoramento 50% acima das metas estabelecidas para 2012. O PontoaPonto tem sido adotado como uma “lupa” para entender o que acontece na rotina do trânsito e no transporte das principais vias de Goiânia. O serviço já está monitorando mais de 150km de vias da Região Metropolitana de Goiânia.

    Lançado em setembro de 2012, o acesso ao PontaPonto é gratuito através do site www.rmtcgoiania.com.br, cujos dados, notícias, informações instantâneas e alertas sobre estrangulamento no trânsito são recebidos em tempo real pelos seguidores do www.twitter.com/rmtcgoiania.

    Para o diretor do RedeMob Consórcio Leomar Avelino, seu diferencial é auxiliar tanto clientes do transporte coletivo, quanto motoristas particulares. “O PontoaPonto demonstra, ainda, crescente potencial de influência enquanto ferramenta de planejamento e decisões quanto a intervenções urbanas. Ela nos permite, por exemplo, concatenar esforços para avaliar o impacto de uma intervenção em período de teste; ou apontar ao poder público os principais gargalos ao transporte coletivo no que se refere às condições da fluidez do trânsito. Acreditamos que as possibilidades de análise serão crescentes”, complementa.

    Monitoramento já revela com dados os principais “gargalos” do trânsito
    Com a análise da velocidade média das principais vias da Região Metropolitana através do índice PontoaPonto, o RedeMob Consórcio divulga um balanço das avenidas com maior carregamento e menor velocidade média no trânsito da Região Metropolitana no mês de novembro.

    No horário de pico pela manhã, das vias até então monitoradas as cinco em que há a menor velocidade média dos veículos e ônibus são: Av. Paranaíba (9,09 km/h), anel externo da Praça Cívica (11,41 km/h), Av. Araguaia (12,32 km/h), Av. Tocantins (13,79 km/h) e a Av. Independência (15,18 km/h).

    No pico da tarde/noite, o anel da Praça Cívica é a via mais lenta da Região Metropolitana com 6,43 km/h. Av. Paranaíba vem em seguida com 12.81 km/h e Tocantins (15,18 km/h) estão entre as vias com a menor velocidade da região.

    PontoaPonto: Novos corredores que já poderão ser consultados:
    1. Bernardo Sayão
    2. Fued José Sebba
    3. Mangalô
    4. Marechal Rondon
    5. Pasteur
    6. Pio XII
    7. Rio Verde
    8. São Francisco
    9. São Paulo
    10. T-2