• Experimente sair da rotina no Dia Mundial Sem Carro

    22/09/2014 Categoria: Trânsito e Transporte

    De Bike CourierPelo menos uma vez ao ano, os habitantes dos grandes centros urbanos são desafiados a sair da rotina para pensar no coletivo. O Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, é um convite aberto para deixar o carro na garagem e explorar a cidade através de transportes mais sustentáveis.

    A ideia surgiu na França e a cada ano mais países aderem à iniciativa devido à crescente necessidade de reflexão sobre os grandes problemas que o uso desenfreado de automóveis provoca no trânsito, na saúde, na economia, no meio ambiente e no âmbito familiar.

    Em São Paulo, segundo o laboratório de poluição atmosférica da USP, as pessoas vivem em média dois anos a menos por causa da poluição emitida pelos carros e quase 20 são mortas por dia de forma direta, como em acidentes de trânsito, e indireta, por estresse e ansiedade.

    Diante desses números e de tantas outras pesquisas sobre os malefícios do uso excessivo do automóvel, é fácil compreender o motivo de a mobilidade urbana promover intensos debates na mídia e a necessidade de se priorizar o transporte coletivo. O assunto inclusive ganhou espaço nos planos de governo da maioria dos candidatos às eleições deste ano.

    A bicicleta se destaca como um dos principais meios de transporte sustentável. Além de ser limpa, livre de poluição, a bike ainda traz benefícios que refletem na saúde, já que o ciclista se exercita enquanto pedala.

    De Bike CourierRuy Carvalho (esquerda), dono da empresa goiana de ciclo-entrega DeBIKE Courier, comenta que estava focado na questão ambiental ao fundar a empresa. Além de diminuir o transtorno do trânsito, Ruy encontrou na bicicleta um bom negócio, por ser eficiente e dispensar a dificuldade de encontrar vaga para estacionar, o que influencia diretamente no tempo da entrega e atrai mais clientes. O empresário destaca que vai a todos os compromissos de bicicleta, táxi ou transporte coletivo.

    No Dia Mundial Sem Carro, as pessoas passam pela experiência de fazer suas atividades diárias utilizando o transporte coletivo, bicicleta, skate e até mesmo a pé. Com a data, os habitantes das grandes cidades têm a oportunidade de perceber o trânsito a partir de outros pontos de vista e ver que é possível integrar os meios de transporte em prol de um melhor convívio no trânsito.