• Comitiva da UITP elogia modelo de gestão operacional da RMTC

    05/11/2014 Categoria: Trânsito e Transporte

    Visita UITP - T. BandeirasNa última terça-feira, dia 4, o RedeMob Consórcio recebeu uma comitiva formada por 35 especialistas, autoridades e operadores de transportes públicos do Brasil e outros 15 países – Argentina, México, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Emirados Árabes, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Singapura, Malásia, Abu Dhabi e Dubai. O objetivo da visita técnica organizada pela União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) era conhecer a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC), considerada modelo de gestão operacional do transporte público por ônibus, e trocar experiências com os operadores do serviço.

    Durante a manhã, na sede da HP Transportes, além de visitar as instalações físicas da concessionária que opera linhas da área Sul da Rede, os visitantes assistiram uma apresentação sobre o que é a RMTC, como ela está estruturada e quais os principais desafios que o sistema de transporte público enfrenta no contexto goiano/brasileiro. Os participantes fizeram várias perguntas sobre questões técnicas como a infraestrutura pública disponibilizada para o transporte coletivo, modelo de tarifação e subsídio tarifário, especificidades do abastecimento e manutenção dos veículos e estatísticas operacionais.

    A comitiva também esteve nos terminais Bandeiras e Cruzeiro para conhecer o modelo de gestão de terminais implantado pelo RedeMob Consórcio. Em seguida passou pelo corredor preferencial da Avenida Universitária e pelo corredor exclusivo da Avenida Anhanguera. A visita se encerrou na sede do RedeMob Consórcio, onde ficam a Central de Controle Operacional (CCO) e a Central de Segurança de Transportes (CST), ambas pioneiras no controle da operação e da segurança nos ônibus e terminais.

    Vice-presidente da UITP na América Latina, o mexicano Jesus Padilla acompanhou o grupo e explicou que a UITP existe há mais de 120 anos para incentivar a cooperação entre milhares de empresas no mundo inteiro e promover o avanço dos transportes públicos e da mobilidade urbana.

    “Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro foram as cidades escolhidas para esta visita porque são consideradas bons exemplos na operação de transporte público sobre pneus e podem dar um panorama geral a outros países que estão investindo neste tipo de modal. Goiânia tem um modelo de integração pioneiro que vem se tornando uma tendência e referência para outros países da América Latina. A forma como a Rede de linhas e terminais foi planejada para integrar toda a região metropolitana, a integração tarifária, o modelo de gestão operacional em que as concessionárias operam de forma conjunta e os investimentos em tecnologia e informação ao passageiro são alguns pontos que consideramos bastante positivos”, afirmou Padilla.

    Khaled Shammout, especialista em transportes e chefe do Serviço de Ônibus da Makkah Mass Rail Transit, na Arábia Saudita, elogiou a hospitalidade dos goianos e disse que achou interessante a forma como a Rede da Região Metropolitana de Goiânia foi estruturada. “Nós apreciamos muito a visita e a hospitalidade com que fomos recebidos. Definitivamente aprendemos coisas novas por aqui e a maioria delas foi positiva. Vocês atendem um grande número de passageiros diariamente, com tarifa barata, muita tecnologia e um bom sistema de horários”, ressaltou.

    Os visitantes também se mostraram surpresos com o fato das concessionárias conseguirem manter o serviço e fazer novos investimentos com uma tarifa que custa pouco mais de um dólar.