• Goiânia contra o vandalismo

    18/10/2012 Categoria: Projetos e ações

    A frequência com que atos de vandalismo ocorrem em ônibus e terminais de Goiânia chama atenção da população e imprensa, que passa a debater o assunto.

    Os números referentes a vandalismo em ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia assustam: de maio a setembro deste ano, foram registradas 185 depredações em veículos e terminais do Arco Sul, média de 46 atos por mês. Pesquisa realizada pela RMTC no final do ano passado constatou que os reparos em ônibus e terminais danificados custam cerca de R$80 mil por mês, gasto que acaba sendo revertido ao consumidor no custo final da passagem.

    Pensando nisso, a RMTC iniciou uma campanha nas redes sociais e no site oficial da empresa, com o objetivo de alertar a população goiana sobre o problema. Relatos de vandalismo e imagens de veículos danificados foram amplamente divulgados pelos canais oficiais do Consórcio na internet, sempre acompanhados por mensagens que pudessem conscientizar os clientes sobre a importância de manter os veículos conservados. Afinal de contas, o transporte coletivo é de todos nós.

    Os relatos, mensagens e fotos chamaram a atenção da população e da imprensa, que passaram a replicar as informações nas redes sociais. A discussão do assunto foi tão ampla, que não ficou restrita apenas à internet.  Sensibilizada por este problema que prejudica a vida de tantos usuários do transporte coletivo, a imprensa goianiense lançou esta semana uma série de reportagens sobre os atos de vandalismo em ônibus e terminais.

    O Jornal O Hoje destacou a linha 003 (T. Maranata / Rodoviária – Eixo T – 7), que foi alvo de 26 depredações. O veículo entrevistou ainda o diretor geral da RMTC, Leomar Avelino, que destacou o aumento considerável de atos de vandalismo no período letivo, realizado por crianças e pré-adolescentes: os números saltam de 46 para 80 atos por mês. O diretor destaca ainda que Goiânia possui uma das frotas mais novas do país, mas que boa parte dos 1.371 veículos já está danificada.

    A TV Serra Dourada visitou uma garagem de ônibus e mostrou um veículo totalmente depredado por vândalos: portas destruídas, paredes pixadas, teto e tampão danificados e até vidros quebrados. A reportagem destaca a ação realizada pelas torcidas organizadas e a situação de risco em que motorista e passageiros são colocados.

    A TV Goiânia destacou que atos de vandalismo no transporte coletivo são frequentes. Pichações, a iluminação, a tampa da saída de emergência, as janelas, os bancos e a mecânica da porta são exemplos de depredações. Já a TBC apresentou a situação do Terminal Maranata, em Aparecida de Goiânia. Por lá, há o maior número de ocorrências de vandalismo na Região Metropolitana da capital. Placas quebradas, pichações e banheiros com portas arrancadas são alguns dos atos mais comuns. Só entre o dia 1º e o dia 16 de outubro, oito casos já foram registrados.

    A Rádio Interativa também levantou a questão no programa Papo Cabeça. O jornalista Pablo Kossa afirmou que recebeu através do twitter da RMTC informações sobre o vandalismo com os ônibus e terminais de Goiânia, chegando a 46 atos de vandalismo por mês. O apresentador José Luís ressaltou que os custos são diluídos no valor da tarifa e quem paga é a população.

    As rádios 730AM e Vinha FM 91,1 são outros veículos que destacaram o problema aos ouvintes. Apresentadores relataram os números divulgados e salientaram as linhas 008 e 326: cada uma sofreu 10 atos de vandalismo nos últimos cinco meses.

    A repercussão do assunto demonstra que informação e conscientização são as melhores armas no combate ao vandalismo em ônibus e terminais da Região Metropolitana. A RMTC agredece o apoio de todos os goianienses e imprensa, tanto nas redes sociais, quanto fora delas.

    Clique nos links abaixo para conferir as reportagens veiculadas na TV Serra Dourada, da TV Goiânia,  no Jornal O Hoje, da Rádio Interativa e da Vinha FM:

    http://www.tvsd.com.br/noticias/jmd/vandalismo-nos-onibus-em-goiania

    19.10.2012 Band Local- Vandalismo no transporte da capital.wmv

    22.10.2012 TBC News 1Ed-Terminal Maranata recem reformado ja registra maior numero de
    ocorrencia de vandalismo.wmv

    http://www.ohoje.com.br/noticia/6095/vandalismo-em-onibus-custa-r-1-mi-ao-ano

    18.10.2012 Realidade-Entre marco e setembro a RMTC registrou 185 atos de vandalismo em
    onibus coletivos.mp3

    18.10.2012 Papo Cabeca-Comentarios dos Convidados sobre vandalismo em onibus.mp3