• RMTC vive a expectativa da implantação de novos corredores preferenciais

    29/10/2012 Categoria: Por dentro da Rede

    Corredores surgem para melhorar a fluidez do serviço do transporte público (pessoas que viajam de ônibus).

    Corredor Universitário e a melhoria do trânsito na região

    Após a Prefeitura de Goiânia implantar o Corredor Universitário e a RMTC constatar a otimização dos serviços do transporte coletivo e melhoria do trânsito no trecho, a RMTC vive a expectativa da construção de novos corredores preferenciais. O primeiro passo é o desenvolvimento dos projetos básicos para a execução das obras e implantação do corredor. Neste momento, são feitas as contagens veiculares, projeto geométrico, sinalização vertical e horizontal, temporização dos semáforos e simulações do tráfego.

    O Corredor T-7 já foi finalizado e encaminhado para a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Ligando a Praça Cívica até o Terminal Bandeiras, serão 10 quilômetros de  preferência ao transporte coletivo no trânsito da capital. O Corredor T-9, que compreende o trecho da Avenida T-9 com a Avenida 85 até o Terminal Garavelo, com 13 km de preferência, está em andamento e deve ser finalizado no mês de novembro.

    Em entrevista à Rádio 730, o presidente da CMTC, José Carlos Xavier, afirmou que o Corredor T-7 irá favorecer a mobilidade urbana da cidade. “Espelhamos-nos nos moldes em que foi criado o Corredor Universitário. Ele favorece a mobilidade urbana da cidade”, disse. De acordo com a gestora de Projetos da RMTC, Cristina Afonso, os corredores têm o objetivo de reduzir o tempo de viagem do ônibus em até 30% – tornando os deslocamentos mais rápidos – eles agregam valor para a mobilidade urbana em conjunto com outros modais, como o BRT Norte-Sul e o VLT.

    Eficácia do Corredor Universitário
    Em apuração feita pela RMTC, com base em comparativo entre a velocidade média dos ônibus registrada entre 10 e 12 de maio de 2011 – antes da intervenção no corredor –  e 14 a 16 de agosto deste ano, entre a Praça Cívica e o Terminal da Praça da Bíblia.

    No pico da manhã – entre 6 e 7 horas –, a velocidade média aumentou de  21,82 km/h para 24,15 km/h.  Um ganho de mais de 20% na velocidade. Já no pico da tarde, entre 18 e 19 horas, a variação foi maior. De 10,6 km/h em 2011, os veículos passaram a uma velocidade média de 15,7 km/h depois da intervenção: aumento de 48,4%.

    Deu na imprensa
    Usuários e motoristas de ônibus aprovam o Corredor Universitário como forma de otimizar a viagem. Em matéria veiculada pela TV Serra Dourada, na última quinta-feira, a reportagem realizou a comparação do percurso de ônibus antes e depois da implantação do corredor exclusivo. Antes, uma viagem no horário de pico levava aproximadamente 20 minutos. Segundo motoristas, o tempo gasto agora é de 10 minutos. Eles ressaltaram que os condutores de outros veículos respeitam a faixa exclusiva. O diretor da RMTC, Leomar Avelino, afirmou que o projeto contribuiu para a melhor fluidez do transporte coletivo e melhoria da organização do trânsito.

    A Rádio 730 destacou que o Corredor T-7 será o próximo a ser construído pela prefeitura e ele será benéfico para a população.

    Confira o link das matérias da TV Serra Dourada e da Rádio 730:

    18.10.2012 Jornal do Meio Dia-Passageiros e motorista de onibus aprovam corredor Universitario.wmv

    24.10.2012 Jornal 730 2Ed-Corredor da T-7 sera o proximo a ser construido pela prefeitura de Goiania.mp3