• Setor Pedro Ludovico: berço da região Sul de Goiânia

    11/03/2013 Categoria: Novidades da Rede

    Um dos bairros mais antigos de Goiânia, local de destaque por comércio diversificado, empresas, segmentos industriais, edifícios residenciais de arquitetura urbana e luxuosa e várias linhas do transporte coletivo. Você está convidado a conhecer esse bairro tão cheio de história.

    Setor Pedro Ludovico: um dos bairros mais antigos da capital

    O Setor Pedro Ludovico foi fundado após a divisão da fazenda Macambira, com o objetivo de abrigar pessoas que vinham das outras regiões do Brasil e não tinham condições financeiras de morar no Centro ou em Campinas. O bairro inicialmente foi chamado de Macambira, mas depois recebeu o nome de Pedro Ludovico, em homenagem ao fundador de Goiânia.  Na época de seu surgimento, a área do atual bairro abrigava também o que hoje corresponde ao Setor Marista.

    Até 1954, a região era uma invasão e não possuía infraestrutura, como água encanada e energia elétrica. Para ir até a área central da cidade, os primeiros moradores do Pedro Ludovico tinham que embarcar em uma jardineira, um pequeno e antigo ônibus com capô similar ao de um caminhão. O comércio se resumia a um mercado construído com tábuas, onde os moradores faziam suas compras.

    Leia também:
    Campinas: a cidade que virou bairro
    Jardim Curitiba aprova o atendimento do transporte coletivo
    Buriti Sereno: elo entre os Terminais Garavelo e Veiga Jardim

    Apenas em 1957 começou o processo de urbanização e assentamento das famílias. Mas o desenvolvimento efetivo do Setor Pedro Ludovico só começou em 1976, com a construção do Terminal Isidória. A partir de 1980 a região conquistou grandes melhorias na infraestrutura e em 1985 o bairro foi asfaltado.

    Mantendo-se fiel à história, o bairro resiste ao processo de desenvolvimento e verticalização, mantendo muitas casas térreas, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Muitas pessoas passam pelas agências bancárias, lojas, escolas e restaurantes da região, outros correm atrás da boa forma e da saúde na pista do Parque Areião e do Jardim Botânico. No mês de junho, o setor Pedro Ludovico também abriga a festa de Santo Antônio, padroeiro do bairro, e tem novena, procissão e várias barraquinhas de quermesse. Para os amantes de esporte, é interessante conhecer o Estádio Hailé Pinheiro, que pertence ao Goiás. Outro atrativo da região é o Mercado Municipal Pedro Ludovico, que conta com lojas de artesanato, floricultura e lanchonetes.

    Linhas de ônibus
    O setor Pedro Ludovico é atendido por 17 linhas de ônibus, divididas em Serviço convencional, Citybus e 24 horas. Veja na tabela abaixo as linhas que passam pelo histórico setor Pedro Ludovico.

    Linhas Convencionais

    002 – Pq. Atheneu / Centro / Rodoviária
    006 – T. Veiga Jardim / Centro – Eixo 90
    007 – T. Vl. Brasília / Centro / Rodoviária
    014 – Pq. Atheneu / Campinas
    015 – T. Pç. “A” / Flamboyant – Via T. Isidória
    020 – T. Garavelo / T. da Bíblia – Via T. Isidória
    183 – T. Isidória / Vila Sul
    185 – T. Isidória / Paço Municipal
    203 – T. Isidória / Santa Luzia
    565 – T. Isidória / Jd. dos Buritis – Via BR – 153
    600 – Santa Luzia / Centro
    612 – Direto / T. Garavelo / T. da Bíblia
    650 – Circular Sul – Via BR – 153
    651 – Circular Sul – Via Veiga JardimServiço Citybus
    900 – Circular Sentido horário
    901 – Circular Sentido Anti-HorárioServiço 24 Horas
    952 – Pç. Do Cruzeiro / Pedro Ludovico / Pq. Atheneu