• 150 linhas do transporte coletivo ganharão mais mil novas viagens

    28/05/2014 Categoria: Esclarecimentos

    Nos dias 14 e 21 de maio foram implantadas duas etapas de melhoria da oferta de viagens no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, resultando num incremento de 1.069 viagens em relação à operação dos dias anteriores.

    A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) concluiu a definição das linhas, quantidade de veículos e viagens que ainda serão adicionadas com o objetivo de melhorar o serviço. No mês de junho serão implantadas mais mil viagens diárias em 150 das 268 linhas existentes.

    Ainda faltam elaborar as novas planilhas operacionais para estas 150 linhas e definir os horários das mil viagens.  Este trabalho envolve a reorganização de mais de 52 mil horários, já que o planejamento das linhas da RMTC é realizado ponto a ponto. Baseado nos modelos europeu e americano e único no Brasil, este método exige uma definição prévia do horário que cada ônibus deve passar em cada ponto de parada, um trabalho grandioso e muito importante, que contribui para um melhor controle e execução da operação.

    A CMTC realizou todos os esforços técnicos possíveis para garantir a disponibilização de mais 74 ônibus e o aumento das viagens nos locais e horários mais críticos. Isto exigiu um planejamento técnico criterioso, feito com responsabilidade para que de fato haja uma melhoria em prol dos usuários do serviço.

    A previsão inicial era de que as melhorias operacionais iniciadas no dia 14 de maio fossem finalizadas no dia 4 de junho, mas o cronograma precisou ser readequado e será finalizado nas três semanas seguintes, até 25 de junho.

    Além da grandiosidade do trabalho técnico a ser realizado para implantação do aumento da oferta de viagens, outro fator que contribuiu para a readequação do cronograma das melhorias foi a recente depredação de mais de 100 ônibus, vandalizados em manifestações. Alguns deles ainda estão passando por manutenção nas Concessionárias.

    Confira os detalhes do cronograma:

    Cronograma de melhorias na operação