• Início da operação com embarque prioritário indica redução de fluxo no transporte coletivo

    23/03/2021 Categoria: Esclarecimentos

    A redução na RMTC chegou a 40,6%. Problemas pontuais ocorreram e estão sendo solucionados.

    A medida sanitária de enfretamento à Covid-19 que prevê o embarque prioritário apenas a usuários que façam parte de setores considerados essenciais definida pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com apoio dos prefeitos dos municípios da região metropolitana, Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), iniciou hoje e já apresenta redução de 40,6% no fluxo de passageiros no sistema de transporte público. Toda frota disponível está operando no sistema: são 1.018 veículos que correspondem à frota programada + Extra + Reserva Técnica.

    Foram feitos até o momento, 70.356 cadastros, desses, 2.000 apenas hoje (23). 41.364 usuários anexaram os documentos solicitados e 28.992 (41,20%) apresentaram apenas a justificativa quando a expectativa do RedeMob Consórcio de que esse público seria em torno de 1000 casos.

    Nos casos de problemas no acesso e cadastro, o usuário deve entrar em contato com o 0800 648 2222 da RMTC, que está disponível para esclarecer qualquer dúvida.

    Importante ressaltar que, além do controle de acesso ao sistema em horário de pico, a resolução da CMTC define que os veículos podem circular com 50% da sua capacidade e há possibilidade de interdição pontual dos terminais de integração quando e se necessário.

    Problemas pontuais foram registrados:

    • 2 veículos foram retidos em razão de usuário tentar viajar sem cadastro;
    • 1 veiculo foi vandalizado;
    • houve  agressão física a uma profissional do transporte;
    • ocorreram aglomerações fora de alguns terminais;
    • 12 reclamações por falhas no cadastro, ou 0,02% de reclamações em relação ao total de cadastros realizados, foram registradas no 0800 da RMTC nesta manhã.

    Na RMTC a demanda apresentou queda de 40,6% no horário de pico da manhã.

    Em Aparecida de Goiânia a demanda caiu 38,8%.

    Em Goiânia a redução foi de 39,5% da demanda no horário de pico.

    No SIMA (Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera) houve redução de 42,5% da demanda no horário de pico da manhã.