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Transporte Coletivo na Grande Goiânia tem queda de 35,4% no fluxo de usuários nesta quinta-feira, 28
Sistema RMTC registra 337.435 validações neste dia, enquanto em 9 de março de 2020, antes da pandemia de Covid-19, o índice era de 521.963 validações.
A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) possuía, no dia 9 de março de 2020, antes da pandemia de Covid-19, uma demanda de 521.963 usuários. Em um comparativo com a última quinta-feira, dia 28, a rede registrou 337.435 validações, uma redução de 35,4% nas validações durante todo o dia, ou seja, menos 184.528 validações deixaram de ser feitas ontem no sistema.
Seguindo a mesma base comparativa, antes da pandemia, o SIMA – Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera tinha uma demanda de 180.076 validações no dia 09 de março de 2020. Ontem, dia 28, a queda foi de 36,5% nas validações no sistema, o que equivale a 65.642 validações a menos.
Em Goiânia, onde houve 217.211 validações no transporte público antes da pandemia, nesta quinta-feira (28) foram registrados 135.532 usuários, um volume 37,6% menor de validações no dia – o que equivale a menos 81.679 validações.
E Aparecida de Goiânia, que recebia 124.676 validações no sistema no dia 09 de março de 2020, registrou volume 29,8% menor também na última quinta-feira (28), ou seja, 37.207 menos validações.
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Boletim do Transporte – ‘Tarifa atual não remunera sistema’, afirma prefeito de Salvador sobre crise no transporte público
O gestor municipal voltou a cobrar o governo federal por incentivos e subsídios para minorar os efeitos da crise do setor
Edição 310, dia 28 de outubro de 2021
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Programação Especial, Dia de Finados, 2 de novembro
Durante o dia de finados (02 de novembro) a RMTC irá disponibilizar linhas especiais.
Confira:
Linha 100 sai do Centro, atende o Cemitério Parque e Jardim das Palmeiras;
Linha 101 sai do Terminal da Bíblia e atende o Cemitério Memorial;
Linha 102 sai do Terminal Padre Pelágio e atende o Cemitério Parque;
Linha 103 sai do Terminal Araguaia e atende o Cemitério das Esperanças;
Linha 105 sai do Terminal Praça A e atende o Cemitério Parque
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Volume de validações do transporte coletivo em Goiânia recua 38,1% nesta quarta-feira, 27/10
Sistema registra fluxo de 134.043 usuários no dia na Capital, enquanto em 9 de março de 2020, antes da pandemia de Covid-19, o índice era de 217.211 validações. Na rede metropolitana, a queda é de 35,3%.
A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) possuía, no dia 9 de março de 2020, antes da pandemia de Covid-19, uma demanda de 521.963 usuários. Em um comparativo com a última quarta-feira, dia 27, a rede registrou 337.930 validações, uma redução de 35,3% nas validações durante todo o dia, ou seja, menos 184.033 validações deixaram de ser feitas ontem no sistema.
Seguindo a mesma base comparativa, antes da pandemia, o SIMA – Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera tinha uma demanda de 180.076 validações no dia 09 de março de 2020. Nesta quarta-feira, 27, a queda foi de 35,7% nas validações no sistema, o que equivale a 64.335 validações a menos.
Em Goiânia, onde houve 217.211 validações no transporte público antes da pandemia, no dia de ontem (27) foram registrados 134.043 usuários, um volume 38,1% menor de validações no dia – o que equivale a menos 82.808 validações.
E Aparecida de Goiânia, que recebia 124.676 validações no sistema no dia 09 de março de 2020, registrou volume 29,6% menor também na última quarta-feira (27), ou seja, 36.890 menos validações.
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BRT em Goiânia terá ônibus automáticos, com ar-condicionado e menor impacto ambiental
Com investimento de R$ 4,5 milhões, seis veículos aguardam início da operação nas garagens das empresas. Veículos possuem 14 metros e capacidade total de até 102 passageiros. Ar-condicionado, capacidade para 102 passageiros no total, câmeras de segurança e automáticos. Estas são apenas algumas das características dos ônibus que serão utilizados nas linhas do Bus Rapid Transit (BRT) em Goiânia, quando a obra for concluída. Seis veículos já estão na capital e aguardam, na garagem das respectivas empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana, definição do poder público para início da operação no trecho que vai do Terminal Recanto do Bosque até a Rodoviária. São três unidades pertencentes à empresa Viação Reunidas e outras três da Rápido Araguaia. Ao todo, inicialmente, o projeto do BRT contempla 28 veículos que atenderão à população no percurso.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET), os novos veículos possuem 14 metros de comprimento e sua capacidade máxima é de 102 pessoas, sendo 48 sentadas e 54 em pé. Para se ter uma ideia, os ônibus convencionais que operam na Grande Goiânia hoje possuem 12 metros e capacidade para 75 passageiros no total, com 33 sentados e 42 em pé. Os novos veículos também possuem sistema de sonorização de paradas e sistema de CFTV interno (câmera de segurança). O piso do veículo é no nível da plataforma do BRT, o que também vai facilitar e oferecer maior agilidade no embarque e desembarque passageiros, principalmente aos portadores de necessidades especiais.
Em estrutura, os ônibus do BRT contam com suspensão pneumática e câmbio automático, melhorando a qualidade de trabalho do motorista. O motor é Euro 5, com menor impacto ambiental, e sua localização é na traseira do veículo, propiciando menor ruído e calor interno. Os chassis dos ônibus são da Mercedes Benz, enquanto a carroceria foi desenvolvida pela empresa Caio, localizada no município de Botucatu, interior de São Paulo. Cada um custou, em média, R$ 750 mil, totalizando um investimento, neste primeiro momento, de R$ 4,5 milhões.
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