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Boletim do Transporte Coletivo – “Não tem remédio que não seja amargo no tema da mobilidade”, afirma prefeito de Porto Alegre
Edição 248, dia 28 de julho de 2021
Após primeiro semestre marcado por polarização na Câmara, prefeito de Porto Alegre defende diálogo por projetos que incluem extinção de cobradores e privatização da Carris
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FLUXO DE PASSAGEIROS NO TRANSPORTE COLETIVO DA GRANDE GOIÂNIA DIMINUI 50,3% NESTA QUARTA-FEIRA
Sistema RMTC registra 259.231 validações no dia, após a suspensão do Embarque Prioritário, enquanto no dia 9 de março de 2020, o índice era de 521.963 usuários. No comparativo semanal, rede metropolitana teve aumento de 3% validações
A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) registrou ontem quarta-feira, 259.231, enquanto em 9 de março de 2020, antes da pandemia de Covid-19, possuía uma demanda de 521.963 usuários. Neste atual momento, com o fim do sistema Embarque Prioritário, num comparativo com outra quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, que teve uma demanda de 251.671usuários, houve uma redução de 50,3% nas validações durante todo o dia, ou seja, menos 262.732 validações deixaram de ser feitas ontem no sistema.
Seguindo a mesma base comparativa, antes da pandemia, o SIMA – Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera tinha uma demanda de 180.076 validações no dia 09 de março de 2020. Na última quarta, 28, a queda foi de 48,0% nas validações no sistema. Foram 86.525 validações a menos.
Em Goiânia, onde houveram 217.211 validações no transporte público antes da pandemia, que recebeu volume 53,6% menor de validações no dia – o que equivale a menos 116.474 validações.
E Aparecida de Goiânia, que recebia 124.676 validações no sistema no dia 09 de março de 2020, registrou volume 47,9% menor também nesta quarta-feira, ou seja, 59.733 menos validações.
COMPARATIVO ENTRE DIA COM EMBARQUE PRIORITÁRIO E SEM PRIORIZAÇÃO
EM HORÁRIO DE PICO
Em um novo comparativo semanal entre a demanda diária com o Embarque Prioritário na RMTC, no dia 14 de julho de 2021 com esta segunda-feira, 28 de julho de 2021, após a suspensão do sistema do Embarque Prioritário, o sistema registrou um aumento de 3%, ou mais 7.560 validações.
O SIMA teve um aumento de 2% no número de validações, ou aumento de 1.807 passageiros.
Em Goiânia, com o sistema operando na última quarta-feira sem o Embarque Prioritário, comparando com o dia 14 de julho de 2021, quando ainda estava em vigor a restrição de uso do transporte coletivo no horário de pico, o aumento na demanda foi de 3,8%, o que equivale a um aumento de 3.688 validações. Aparecida também registrou alta de 3,3%, e um aumento de 2.065 validações/dia.
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Viação Reunidas vence disputa judicial com Prefeitura e vai explorar o BRT-Norte Sul em Goiânia
A Prefeitura de Goiânia tem o direito de promover uma licitação visando a contratação da modelagem técnica – infraestrutura de rede lógica, tecnologia de informação, transmissão de dados, ferramentas de gerenciamento e soluções integradas de monitoramento.
Por Eduardo Horacio
A Prefeitura de Goiânia aceitou um acordo e pôs fim a uma ação judicial movida pela Viação Reunidas sobre a operação do sistema BRT- Norte Sul, na Capital. Portanto, a empresa terá o direito de explorar o corredor ainda em construção, fazendo valer o contrato firmado com o Poder Público após a licitação do transporte público em Goiânia em 2008.
O Termo de Homologação de Acordo foi assinado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) no último dia 23 de julho. Também assinaram o documento a procuradora-geral do município Tatiana Accioly, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) Tarcísio Abreu e o advogado Miguel Cançado, representando a empresa.
A Viação Reunidas S.A havia impetrado um Mandado de Segurança para manter o direito de exploração da linha. A empresa conseguiu decisão liminar para impedir que a prefeitura promovesse a licitação de uma nova empresa para explorar o BRT-Norte Sul.
Na decisão, o juiz Reinaldo Alves Ferreira, da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual, ressaltou: “O serviço de transporte público de passageiros, via BRT, no Corredor Norte Sul, está previsto, expressamente, entre outros, nos Contratos de Concessão firmados em 2008 entre a ora Impetrante (e demais concessionárias) e a própria CMTC, razão pela qual não pode ser objeto de nova licitação, pois ainda vigentes aqueles contratos”.
Por recomendação do Ministério Público Federal (MPE), a Prefeitura de Goiânia lançou, em janeiro de 2020, um edital de chamamento para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), destinado às empresas interessadas na exploração das linhas do corredor BRT-Norte Sul. Com a disputa judicial iniciada, a CMTC suspendeu o chamamento meses depois.
Licitação
No acordo ficou decidido que a Prefeitura de Goiânia tem o direito de promover uma licitação visando a contratação da modelagem técnica – infraestrutura de rede lógica, tecnologia de informação, transmissão de dados, ferramentas de gerenciamento e soluções integradas de monitoramento.Também ficou decidido que o município poderá promover uma nova licitação dos contratos de concessão para exploração do BRT-Norte Sul após o vencimento do atual contrato, em 2028. Previsto para ser entregue em 2016, as obras do corredor de transporte ainda se arrastam. A previsão atual é que um trecho – entre os terminais Izidória e Recanto do Bosque – seja concluído até outubro.
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Boletim do Transporte Coletivo – Fabus reforça necessidade de apoio ao setor de transporte coletivo de passageiros
Edição 247, dia 27 de julho de 2021
Empresas enfrentam crise, em virtude da brusca queda de passageiros causada pelo distanciamento social imposto pela pandemia
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Fluxo de passageiros no transporte coletivo da Grande Goiânia diminui 52,6% nesta segunda-feira, 26/7
Sistema RMTC registra 247.545 validações no dia, após a suspensão do Embarque Prioritário, enquanto no dia 9 de março de 2020, o índice era de 521.963 usuários. No comparativo semanal, rede metropolitana teve diminuição de 0,2% validações.
A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) registrava, no dia 9 de março de 2020, antes da pandemia de Covid-19, uma demanda de 521.963 usuários. Neste atual momento, com o fim do sistema Embarque Prioritário, num comparativo com outra segunda-feira, dia 12 de julho de 2021, a demanda foi de 247.545usuários, redução de 52,6% nas validações durante todo o dia, ou seja, menos 274.418 validações deixaram de ser feitas ontem no sistema.
Seguindo a mesma base comparativa, antes da pandemia, o SIMA – Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera tinha uma demanda de 180.076 validações no dia 09 de março de 2020. Na última segunda, 26, a queda foi de 48,7% nas validações no sistema. Foram 87.758 validações a menos.
Em Goiânia, onde houveram 217.211 validações no transporte público antes da pandemia, que recebeu volume 56,1% menor de validações no dia – o que equivale a menos 121.804 validações.
E Aparecida de Goiânia, que recebia 124.676 validações no sistema no dia 09 de março de 2020, registrou volume 50,3% menor também nesta segunda-feira, ou seja, 62.758 menos validações.
Comparativo entre dia com embarque prioritário e sem priorização em horário de pico
Em um novo comparativo semanal entre a demanda diária com o Embarque Prioritário na RMTC, no dia 12 de julho de 2021 com esta segunda-feira, 26 de julho de 2021, após a suspensão do sistema do Embarque Prioritário, o sistema registrou queda de 0,2%, ou menos 488 validações.
O SIMA teve uma queda de 2,6% no número de validações, ou recuo de 2.413 passageiros.
Em Goiânia, com o sistema operando na última segunda-feira sem o Embarque Prioritário, comparando com o dia 12 de julho de 2021, quando ainda estava em vigor a restrição de uso do transporte coletivo no horário de pico, o aumento na demanda foi de 1,6%, o que equivale a um aumento de 1.513 validações.
Aparecida registra uma pequena alta de 0,7%, e um aumento de 412 validações/dia.
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