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Sistema de Transporte Público Coletivo trabalha com estocagem de frota em terminais
É comum em todo sistema de transporte público coletivo (em diferentes modais) parte da frota aguardar horário de saída de viagens estabelecido por planilha operacional, os locais mais comuns são os terminais e os próximos a eles e que são chamados de pontos de apoio. Esses veículos podem ser vistos cotidianamente estacionados em horários que são considerados fora do pico da manhã e da tarde (entre 7h59 e 16h59). A medida é técnica e obedece a padrões operacionais usados em toda cidade com mais de 200 mil habitantes. Adota-se intervalo de viagens com observação à demanda de passageiros e interesse de destinos para, assim, o sistema de transporte operar com atenção e sustentabilidade entre oferta e demanda. É importante ressaltar que no entrepico do dia das cidades a demanda sofre queda de até 80%.
Fiscalização
A CMTC está com fiscais da Companhia em terminais de Goiânia fiscalizando a operação e soltura de frota para atender horários de maior demanda. Todo esse planejamento conta com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em cinco terminais da capital e da Polícia Militar (PM) nos seis terminais do Eixo Anhanguera com a operação da estatal Metrobus. Essa ação tem garantido a orientação ao usuário e fiscalização da frota em operação, que está com 100% de capacidade em campo no horário de pico, início da manhã e final de tarde, incluindo ônibus reserva.
Bianca Benetti
Jornalista
Assessoria de Imprensa
Fonte: https://cmtcrmg.com.br/2021/03/sistema-de-transporte-publico-coletivo-trabalha-com-estocagem-de-frota-em-terminais/ -
Boletim diário de fluxo e demanda no transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana
Edição das 10h
Divulgação diária pelo RedeMob Consórcio do fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Segue abaixo as análises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC no horário das 10 horas.
Os números base para definição da demanda esperada foram obtidos por meio de análises técnicas de transportes, tendo como referência a demanda no período de 23 a 27 de março de 2020 e 30 de março a 3 de abril de 2020, período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goânia.
Fórmula usada na analise: ((Demanda Esperada – Demanda Realizada)*(100)/(Demanda Esperada)) Indicador expresso em %.
Quanto mais próximo de 0% o resultado, melhor é o índice de cumprimento da demanda esperada, ou seja, mais a demanda atual se aproxima do mesmo cenário do lockdown em março/abril de 2020.
“Os resultados parciais de hoje têm evidenciado que grande quantidade de pessoas continua se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando preliminarmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020, um fluxo que girava em torno de 70 mil passageiros dia”, analisa Leomar Avelino.
Nesta terça-feira, dia 16, a demanda realizada em Goiânia possui mais de 24 mil viagens registradas, de 4 horas às 10 horas, ficando 145% maior do que a demanda esperada para o período, frustrando, de sobremaneira, todas as expectativas de uma demanda menor. Destaque para a faixa horária das 7 horas da manhã, movimento 179% maior em relação à demanda esperada. Os resultados parciais de hoje evidenciam que a tendência é de demanda elevada na capital no decorrer desta semana, independentemente do cenário de pandemia e determinação do lockdown.
Em Aparecida de Goiânia, a demanda de hoje do transporte público já registra cerca de 21,8 mil viagens, entre as 04 e 10 horas da manhã, movimento 134% maior do que o esperado para o período. Destaque negativo para a faixa horária de 07 horas, onde a demanda realizada ficou 190% maior em relação ao volume aguardado. Os resultados parciais de hoje também evidenciam que a tendência é de demanda elevada em Aparecida no decorrer desta semana. Vale destacar que o município de Aparecida adotou o rodízio intermitente por região.
No Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera – SIMA, foram contabilizadas cerca de 31 mil viagens registradas na manhã de hoje, na faixa horária entre 04 e 10 horas, um índice de 134% maior do que a demanda esperada para o período. O destaque é para a faixa horária de 07 horas, que obteve uma demanda 199% maior em relação ao volume previsto. Os resultados parciais de hoje evidenciam que a tendência é de demanda elevada no SIMA no decorrer desta semana, independentemente do cenário de pandemia.
Vale lembrar que, os municípios da Região Metropolitana de Goiânia que integram no Eixo Anhanguera não adotaram lockdown e as pessoas continuam usando o serviço de transporte coletivo com destino à capital. As principais aglomerações de pessoas e lotações estão concentradas no Eixo Anhanguera.
Em relação à demanda realizada na RMTC, já são mais de 76 mil viagens registradas, hoje, no intervalo das 04h às 10h, que ficou 139% maior do que a demanda esperada para o período. A faixa horária de 07:00 também se destaa com um aumento de 189% em relação à demanda esperada. Os resultados parciais de hoje evidenciam que uma elevada quantidade de pessoas continua se locomovendo por meio do transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando sobremaneira as expectativas de que a demanda com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020.
O Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera – SIMA e o Aparecida contribuem neste momento de pandemia com a maior parcela de deslocamentos na RMTC
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BOLETIM DIÁRIO DE FLUXO E DEMANDA NO TRANSPORTE COLETIVO DE GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA
Edição das 19h
O RedeMob Consórcio começa a divulgar diariamente o fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Abaixo as análises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC no horário das 19 horas.
Os números base para definição da demanda esperada foram obtidos por meio de análises técnicas de transportes, tendo como referência a demanda no período de 23 a 27 de março de 2020 e 30 de março a 3 de abril de 2020 período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goiânia.
Fórmula usada na analise: ((Demanda Esperada – Demanda Realizada)*(100)/(Demanda Esperada))
Indicador: Expresso em %. Quanto mais próximos as curvas dos gráficos, quanto mais eles se aproximarem, melhor é o índice de cumprimento da demanda esperada, ou seja, mais a demanda atual se aproxima do mesmo cenário do lockdown de março/abril de 2020.
“Os resultados parciais de hoje têm evidenciado que grande quantidade de pessoas continua se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando preliminarmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020, um fluxo que girava em torno de 70 mil passageiros dia”, analisa Leomar Avelino.
A demanda realizada em Goiânia, 62.383 viagens registradas, hoje, de 04:00 às 19:00, ficou 63% maior do que a demanda esperada para o período, frustrando parcialmente todas as expectativas de uma demanda menor. Os resultados parciais de hoje evidenciam que enorme quantidade de pessoas continua se locomovendo em Goiânia, independentemente do cenário de pandemia e determinação do lockdown. O horário mais critico no dia de hoje foi as 17 horas e 18 horas com 119% e 124% de aumento respectivamente.
A demanda realizada em Aparecida, 42.797 viagens registradas, hoje, de 04:00 às 19:00, ficou 58% maior do que a demanda esperada para o período. Os resultados parciais de hoje evidenciam que muitas pessoas continuam se locomovendo em Aparecida, independentemente do cenário de pandemia. Vale lembrar que, no município de Aparecida não está sendo adotado o lockdown, mas sim o rodizio intermitente por região.
No Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA, a demanda realizada foi de, 66.975 viagens registradas, hoje, das 04 às 19h ficou 66% acima do esperado para o período. Os resultados parciais de hoje evidenciam que elevada quantidade de pessoas continua se locomovendo no SIMA, independentemente do cenário de pandemia. Vale lembrar que, os municípios da Região Metropolitana de Goiânia que integram no Eixo Anhanguera não adotaram lockdown e as pessoas continuam usando o serviço de transporte coletivo com destino à capital.
Fazendo uma análise de toda RMTC, a demanda realizada na Rede foi de 172.155 viagens registradas, hoje, de 04:00 às 19:00, ficou 63% maior do que a demanda esperada para o período. Os resultados parciais de hoje evidenciam que elevada quantidade de pessoas continuam se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando parcialmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020.
RedeMob Consórcio
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Boletim do Transporte Coletivo – Fase mais restritiva do Plano SP amanhece com transporte público lotado
Edição 158, dia 15 de março de 2021
A ideia do governo paulista, de sugerir horários diferentes de entrada de funcionários de atividades essenciais, para tentar desafogar o transporte público, não deu certo
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BOLETIM DIÁRIO DE FLUXO E DEMANDA NO TRANSPORTE COLETIVO DE GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA
Edição das 15h
O RedeMob Consórcio começa a divulgar diariamente o fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Abaixo as análises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC no horário das 15 horas.
Os números base para definição da demanda esperada foram obtidos por meio de análises técnicas de transportes, tendo como referência a demanda no período de 23 a 27 de março de 2020 e 30 de março a 3 de abril de 2020 período inicial do 1º lockdown na Região Metropolitana de Goânia.
Fórmula usada na analise: ((Demanda Esperada – Demanda Realizada)*(100)/(Demanda Esperada))
Indicador: Expresso em %. Quanto mais próximo de 0% o resultado, melhor é o índice de de cumprimento da demanda esperada, ou seja, mais a demanda atual se aproxima do mesmo cenário do lockdown em março/abril de 2020.
“Os resultados parciais de hoje têm evidenciado que grande quantidade de pessoas continua se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando preliminarmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020, um fluxo que girava em torno de 70 mil passageiros dia”, analisa Leomar Avelino.
Em Goiânia, a demanda do transporte público coletivo em Goiânia, hoje, continua acima da quantidade esperada, seguindo a tendência evidenciada por este boletim às 10:00 de hoje. São mais de 11 mil registros de viagens acumuladas além da demanda esperada, somente hoje em Goiânia até às 15:00. Ao meio dia o aumento foi de 28% em relação à demanda esperada.
A demanda do transporte público coletivo em Aparecida, hoje, também continua acima da demanda esperada. São mais de 10 mil registros de viagens acumuladas, além da demanda esperada, somente hoje até às 15:00 em Aparecida, E ao meio dia um aumento de 38%.
No Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA, a demanda esperada, às 14:00, performou 53% a mais de passageiros do que a demanda esperada. A demanda no eixo Anhanguera, hoje, continua acima da quantidade esperada, seguindo a tendência evidenciada por este boletim às 10:00 de hoje. São quase 15 mil registros de viagens acumuladas, somente hoje no SIMA até 15:00, além da demanda esperada.
Fazendo uma análise de toda RMTC, até às 14:00 de hoje, a demanda performou 50% a mais em relação ao fluxo esperado, com 37.009 viagens acumuladas além do previsto em todo sistema.
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