• BOLETIM DIÁRIO DE FLUXO E DEMANDA NO TRANSPORTE COLETIVO DE GOIÂNIA E REGIÃO METROPOLITANA

    15/03/2021 Categoria: Esclarecimentos

    O RedeMob Consórcio começa a divulgar diariamente o fluxo de passageiros esperado para o dia, em comparação com o que foi realizado. Abaixo as analises de Goiânia, Aparecida de Goiânia, do Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA e de toda RMTC. 

    Em Goiânia, foram realizadas 24.992 viagens. Das 4 às 10 da manhã, desta segunda-feira, 15 de março, o fluxo ficou 60% maior que a demanda esperada para o período em lockdown, quando apenas os serviços essenciais deveriam estar funcionando. Já na faixa horária de 5 horas da manhã, houve um aumento de 80% em relação ao fluxo esperado.  

    Das 4 às 9 horas da manhã, o RedeMob Consórcio constatou que a demanda ficou 63% maior do que o esperado no período em Aparecida de Goiânia. Destaque para o horário das 7 horas quando o fluxo de passageiros foi 104% maior do que o esperado para o horário. Uma prova de que as pessoas continuam se locomovendo em Aparecida de Goiânia, mesmo em tempo de pandemia. Importante ressaltar que o município vizinho à capital instituiu um lockdown intermitente, com rodizio de funcionamento entre os setores. 

    No Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera, o SIMA, fez 30.611 viagens das 4 às 10 horas da manhã e a demanda ficou 55% maior que a esperada. No horário das 7 horas, esse fluxo ficou 82% maior. “Vale Lembrar que os municípios da região metropolitana de Goiânia que integram o Eixo Anhanguera não adotaram lockdown e as pessoas continuam usando o serviço de transporte coletivo com destino à capital”, explica Leomar Avelino, diretor executivo do RedeMob Consórcio

    Fazendo uma análise de toda RMTC na manhã de hoje, das 77.486 viagens realizadas das 4 às 10 horas da manhã, o fluxo de passageiros ficou 59% maior que a demanda esperada para o período. Destaque para a faixa das 7 horas que apresentou 82% mais demanda que o esperado. 

    “Os resultados parciais de hoje evidenciam que grande quantidade de pessoas continua se locomovendo na Região Metropolitana de Goiânia, frustrando parcialmente as expectativas de que a demanda a partir de hoje, com o lockdown em Goiânia, se comportaria à semelhança da demanda em março/abril de 2020 na época do lockdown/2020, um fluxo que girava em torno de 70 mil passageiros dia”, analisa Leomar Avelino. 

  • Boletim do Transporte Coletivo – ‘Contágio é maior em aniversário do que no transporte público’, diz médico

    12/03/2021 Categoria: Boletim do Transporte Coletivo

    Edição 157, dia 12 de março de 2021

    Ao defender medidas restritivas contra a Covid-19, membro do centro de contingência da pandemia em São Paulo acrescentou que devemos ‘guardar máscaras para o Natal, pois serão necessárias’

  • Boletim do Transporte Coletivo – ‘Se possível, não utilizem o transporte público’, diz secretário de Mobilidade do DF sobre aglomerações

    11/03/2021 Categoria: Boletim do Transporte Coletivo

    Edição 156, dia 11 de março de 2021

    Segundo Valter Casimiro, 100% da frota está nas ruas e ‘não tem mais ônibus disponível para colocar para a população’

  • REDEMOB CONSÓRCIO INFORMA

    11/03/2021 Categoria: Esclarecimentos

    Na manhã desta quinta-feira, 11 de março, as empresas concessionárias da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), soltaram toda frota que está em condições de rodar: a frota programada, a frota extra e mais a reserva técnica em condições de conservação para rodar “Importante informar que alguns veículos podem apresentar algumas pequenas imperfeições, uma vez que parte das manutenções corretivas precisaram ser adiadas para que toda a frota esteja em operação”, explica Leomar Avelino, diretor executivo do RedeMob Consórcio.

    Desde o início da semana o RedeMob vem acompanhando o desempenho do sistema. Segundo Leomar Avelino, não houve redução significativa de passageiros principalmente nos horários de pico e no Eixo Anhanguera que recebe passageiros das 18 cidades da região metropolitana e possui a maior concentração de pessoas por meio de terminais de integração como o Terminal Padre Pelágio, Bíblia e Praça A.

    De acordo com estudos técnicos da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), para que a Metrobus, empresa estatal, possa operar com apenas passageiros sentados na realidade atual seriam necessários mais 200 ônibus para rodar apenas no Eixo Anhanguera para conseguir atender a demanda no horário de pico. Hoje são 99 ônibus entre articulados e biarticulados em operação. Portanto seriam necessários quase 300 ônibus no total para atender ao transporte de apenas passageiros sentados no eixo. Uma frota 2 vezes maior do que a que a Metrobus já teve em toda sua história e na história do Eixo Anhanguera.

    Já para o atendimento às demais linhas, seriam necessários 1.850 veículos convencionais para levar apenas passageiros sentados nos horários de pico.

    Portanto, “seria necessário um incremento de aproximadamente 1.000 ônibus na frota existente da RMTC para transportar passageiros somente sentados no período do lockdown, conforme determinação legal e judicial. Isto significa praticamente dobrar a quantidade de ônibus convencionais e articulados na operação em relação à quantidade prevista nos contratos de concessão e que eram utilizados antes da existência da pandemia por COVID-19”, analisa Leomar Avelino.

    Diante desta realidade, dos esforços conjuntos que estão sendo feitos para manter 100% da frota em operação, mas com o grande volume de pessoas ainda em circulação pela cidade, não adianta apenas fiscalização nos terminais feita pela Polícia Militar e Guarda Municipal, é fundamental que haja uma tomada de consciência coletiva para que as pessoas não saiam de casa neste momento em que vivemos com o fortalecimento da pandemia em todo o Brasil.

    O diretor executivo do Consórcio faz um apelo: “O RedeMob e os mais de quatro mil profissionais do sistema de transporte coletivo fazem um apelo pela autopreservação, o auto cuidado e a urgente necessidade de as pessoas permanecerem em casa. O transporte público é coletivo e essencial, tem natureza de aglomerar pessoas, por isso é tão importante ficar em casa cumprindo o decreto municipal do lockdown e deixar o transporte para quem, em essência, precisa usá-lo”.

    A solução para este momento exige um esforço coletivo para que a população fique em casa. Porque com o volume de ônibus disponível no sistema, que corresponde a 100% da frota, mesmo com o esforço de todas concessionárias e do trabalho árduo de mais de quatro mil empregados do sistema, será impossível nos horários de pico transportar a todos os passageiros que estão circulando neste momento pelos 18 municípios da região metropolitana e, em especial, pela capital do Estado de Goiás. Uma realidade que não se aplica apenas à Goiânia, mas a todo o Brasil. Não há um único exemplo no país que possa ser tomado como referência, seja na pandemia ou antes dela que, em horário de pico, seja possível transportar apenas passageiros sentados em veículos de uso coletivo.

    “Reiteramos pedido à imprensa em geral, a todos formadores de opinião, que nos ajudem a conclamar para que as pessoas fiquem em casa, que neste momento crítico de pandemia, diante do lockdown estabelecido na nossa capital, façam o uso do transporte coletivo apenas em casos essenciais”, pede Leomar Avelino.

    RedeMob Consórcio

  • Boletim do Transporte Coletivo – Mesmo na Fase Vermelha, transporte público de São Paulo tem aglomerações

    10/03/2021 Categoria: Boletim do Transporte Coletivo

    Edição 155, dia 10 de março de 2021

    Terminais e estações da capital paulista ficaram cheios no primeiro dia útil com as novas restrições sanitárias

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