• Linha 153 atenderá Residencial Goiânia Viva durante obras em bueiro

    07/12/2018 Categoria: Mudanças nas linhas,Novidades da Rede

    Com a interdição do principal acesso ao Residencial Goiânia Viva, em Goiânia, por causa da obra de ampliação de um bueiro na Avenida Gabriel H. de Araújo, a partir desta segunda-feira, 10 de dezembro, a linha 153 – (Provisório / T. Pq. Oeste / Res. Goiânia Viva), irá atender provisoriamente o bairro. O trajeto provisório foi criado para atender os passageiros que ficaram sem atendimento após o desvio das linhas 932 e 614 que passavam pela avenida.

    O trajeto provisório da linha 153 começa no Terminal Parque Oeste, segue pela Rodovia BR-060 até a Avenida Gabriel H. de Araújo onde vira à direita na Rua GV 24, e à esquerda na Rua GV 27, novamente à esquerda na Alameda Goiânia Viva, retornando para o Parque Oeste. Com isso os Pontos de Embarque e Desembarque (PED’s) 2919, 2827, 2820, 2817, 5849 e 5830 serão atendidos pela linha provisória.

    Veja o mapa:

  • Patrulha feminina do Batalhão de Terminal reforça a segurança entre as passageiras do transporte público

    05/12/2018 Categoria: Direitos Humanos,Novidades da Rede,Segurança

    O Batalhão de Terminal implementou nesta segunda-feira, 03, a patrulha feminina no transporte público coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Esta é uma modalidade de policiamento direcionada para o público feminino. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o objetivo é quebrar as barreiras que distanciam as mulheres do policial militar, e assim, contribuir ainda mais com a segurança na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

    Segundo dados do RedeMob Consórcio, 65% dos usuários do transporte coletivo são compostos por mulheres. As equipes de PMs femininas serão empregadas em intervenções voltadas para esse público, em respeito e atenção às peculiaridades delas. Todas as intervenções contarão com o apoio dos PMs dos terminais, salvo aquelas em banheiros femininos ou que suscitem atenção diferenciada.

    De acordo com comandante do Batalhão de Terminal, major Bráulio de Souza Bessa, algumas mulheres têm dificuldade em se abrir e conversar com o PM masculino. “Com a patrulha feminina, nós queremos nos aproximar, dar condição para a mulher se sentir mais à vontade para nos passar informações relacionadas aos crimes que elas são vítimas, especialmente, sobre assédio nos ônibus. Porém, o objetivo maior é a humanização do nosso trabalho voltado para as usuárias do transporte coletivo”, completou.

    Ainda segundo o major, outro viés que está sendo trabalhado com a patrulha feminina do Batalhão de Terminal é o combate à criminalidade que envolve o público feminino. “Percebemos que algumas quadrilhas estão usando as mulheres em crimes como tráfico de drogas, pequenos furtos e receptação de materiais furtados e roubados no transporte coletivo. Esse reforço feminino de PMs irá nos auxiliar em algumas ações”, ressaltou o comandante.

    Para o gerente de segurança do Redemob Consórcio, Sandro Guimarães, a implantação da patrulha feminina pelo Batalhão de Terminal, é mais uma brilhante ação estratégica no combate à criminalidade no transporte público coletivo. “De forma preventiva, as ações de abordagens à suspeitas que transitam pelos terminais e estações da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo, trarão maior sensação de segurança ao público feminino usuário do sistema. Além do atendimento legal, teremos uma maior aproximação da força de segurança pública com as usuárias do transporte público coletivo.  Acreditamos no êxito total do projeto lançado pela Secretaria de Segurança Pública”, acrescentou.

    Com a patrulha feminina dois aspectos importantes estão sendo desenvolvidos nos terminais de integração e estações do Eixo Anhanguera, o preventivo, que é de aproximação com o público feminino, e o repressivo, que pretende fechar o cerco contra a criminalidade e proporcionar ainda mais segurança para os usuários do transporte público coletivo da RMG.

  • Linha 582 terá novos itinerários em Bela Vista de Goiás

    04/12/2018 Categoria: Mudanças nas linhas

    A partir desta quarta-feira, 05 de dezembro, a linha 582 que atende o município de Bela Vista de Goiás passará a atender a cidade em dois sentidos, um horário e outro anti-horário. No sentido horário a linha irá atender o distrito de Roselândia e o Conjunto Delfina. Já no sentido anti-horário, irá atender o Parque Las Vegas indo até o Conjunto Maria Nadir. Com a alteração a linha terá novos itinerários, sendo 582 – (T. Bíblia / Bela Vista / Roselândia) e 582 – (T. Bíblia / Bela Vista / Pq. Las Vegas).

  • Linha 266 altera trajeto para agilizar viagem no Bairro Feliz

    04/12/2018 Categoria: Mudanças nas linhas

    A linha 266 – (T. Bíblia / Bairro Feliz) terá alteração em seu trajeto a partir desta quarta-feira, 05 de dezembro. O trajeto da linha passará a seguir pela Avenida Laurício P. Rasmussen, na Vila Morais, até o Bairro Feliz, em Goiânia. A 266 deixará de atender os setores Leste Vila Nova e Leste Universitário. Porém, esses bairros continuarão sendo atendidos pelas linhas 263, 264, 581 e 931, todas com embarque no Terminal Bíblia.

  • Aplicativo SiMRmtc Acessível beneficiará milhares de deficientes visuais

    04/12/2018 Categoria: Mobilidade Urbana,Novidades da Rede,SiMRmtc

    O SiMRmtc Acessível é uma funcionalidade do App que permite ao deficiente visual utilizar todos os serviços disponíveis na ferramenta sem a ajuda de outra pessoa

    Diretor executivo do Redemob Consórcio, Leomar Avelino Rodrigues

    Foi lançada ontem, 03 de dezembro, em uma celebração alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no Salão Nobre do Paço Municipal de Goiânia, a versão do aplicativo SiMRmtc Acessível. Com mais de 300 mil downloads, o SiMRmtc é uma importante ferramenta tecnológica desenvolvida pelo RedeMob Consórcio utilizando o ITS4Mobility Volvo, que permite ao passageiro acompanhar em tempo real os horários dos ônibus em suas linhas de interesse e, assim, ter condições de planejar melhor seu deslocamento na Região Metropolitana de Goiânia.

    Com o lançamento da versão acessível do app SiMRmtc, os deficientes visuais também poderão ter acesso às informações sobre linhas, trajetos, pontos de embarque, pontos de venda de recarga SitPass, planejar sua viajem, fazer sugestões, elogios, denúncias e reclamações. Além de programar um alarme para ser avisado quando o veículo estiver próximo e até avaliar a viagem.

    Prefeito de Goiânia, Iris Rezende

    Em desenvolvimento a cerca de um ano e meio, a funcionalidade foi implantada no aplicativo com o objetivo de atender inicialmente cerca de 1.700 pessoas cadastradas no Passe Livre do Deficiente Visual atendidos pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Todavia, segundo estimativas, a Região Metropolitana de Goiânia tem mais de 30 mil deficientes visuais que poderão agora ter seu acesso facilitado ao transporte público coletivo.

    O diretor executivo do Redemob Consórcio, Leomar Avelino Rodrigues, explicou que, o SiMRmtc acessível é o início de uma viagem que está apenas começando, pois, outras funcionalidades serão implantadas ou aperfeiçoadas no decorrer de 2019. “Tornar o aplicativo SiMRmtc acessível às pessoas com deficiência visual significa um ato de inclusão social e digital, acessibilidade e mobilidade por meio do transporte público coletivo na Região Metropolitana de Goiânia”, completou.

    Secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira

    Para o secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira, a versão acessível do SiMRmtc irá proporcionar aos deficientes visuais não só mobilidade, mas também dignidade. “Com a versão acessível as pessoas com deficiência visual terão total e plena possibilidade de pegar o ônibus e descer onde quiser, sem precisar da ajuda de terceiros”, ressaltou.

    De acordo com o superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Antônio José Ferreira, que é deficiente visual, a independência é um dos maiores benefícios que o aplicativo irá proporcionar. “Com o aplicativo eu vou saber quantos minutos faltam para o ônibus chegar no ponto, vou saber a hora que ele chega, vou saber a hora de descer do ônibus no ponto que eu marquei, sem dizer a ninguém para onde eu vou, isso preserva a minha privacidade e me dá independência. Em muito boa hora a RMTC lembrou desse público, e está fazendo essa ação inclusiva, acessível, e acima de tudo humanitária”, comemorou o superintendente.

    Superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade                                                     Reduzida, Antônio José Ferreira

    O professor e consultor, Romeu Fernandes de Lima, que participou do desenvolvimento da versão acessível do SiMRmtc e também é deficiente visual falou sobre a importância de participar desse projeto. “O desenvolvimento do aplicativo com os recursos de acessibilidade é um sonho antigo das pessoas com deficiência visual. Nós começamos de fato a testar o aplicativo em 2017. E então contribuímos com algumas considerações para a equipe desenvolvedora. Coisas que a gente entende que é necessário estar no aplicativo para atender as nossas necessidades”, afirmou.

     

    Professor e consultor, Romeu Fernandes de Lima

    Todo aplicativo passa por um histórico de amadurecimento e melhorias, o que não será diferente para as funcionalidades de acessibilidade do SiMRmtc acessível, apesar de seu tempo de operação e base instalada. Para que seja feito o aprimoramento, é preciso aumentar a base de usuários destas funcionalidades. A versão acessível já está disponível para smartphones com sistema operacional Android e devido a algumas regras burocráticas da Apple, a versão para iOS será lançada nos próximos 15 dias.

    Na ocasião do lançamento onde também foi assinado um expediente de encaminhamento do Projeto de Lei das Calçadas à Câmara Municipal e firmado convênio com a Associação dos Acidentados do Trabalho do Estado de Goiás (ACITEG) para a implantação do Banco Municipal de Cadeira de Rodas, que irá beneficiar pessoas com mobilidade reduzida e que necessitam cadeiras para se locomoverem.

    Funcionalidade acessível do App

    A fim de viabilizar a acessibilidade dos deficientes visuais ao aplicativo SimRmtc os seguintes recursos foram implementados:

    • Detecção automática da funcionalidade de leitura de tela ativa, normalmente utilizada pelo cliente com deficiência visual e capacidade de leitura reduzida de todas as telas do aplicativo;
    • Apresentação da distância do cliente (em metros) até o ponto de ônibus próximo, com base em sua localização atual;
    • Viajem guiada com informações sobre o percurso e sinalização de quando descer do ônibus, conforme destino programado (este recurso utiliza o Google Maps);
    • Consulta de horários em tempo real, com feedback sonoro informando quanto tempo resta para a chegada de seu ônibus ao ponto de parada (de 5 em 5 minutos, quando este intervalo for superior a 5 minutos, e de 1 em 1 minuto, quando o intervalo for inferior a 5 minutos).

     

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