-
Alterações em linhas de ônibus de Abadia, Guapó e Aparecida de Goiânia
A partir desta quarta-feira, 26, a linha 312 (T. Vila Brasília / Res. Cândido Queiroz) passa a trafegar pelo Residencial Cândido de Queiroz II, em Aparecida de Goiânia. Atendendo a reivindicações dos moradores, os ônibus vão circular na Avenida São João e nas Ruas 27, 35, 24 e 17, de onde retornam para a Vila Brasília e seguem o trajeto usual.
Em Abadia de Goiás, na rodovia BR-060, serão inseridos dois pontos de parada em frente ao Centro de Distribuição da Ricardo Eletro, por onde passam as linhas 156 (T. Pq. Oeste / Abadia de Goiás) e 182 (T. Dergo / Guapó – Via T. Pq. Oeste). Os novos pontos entram em funcionamento também a partir do dia 26.
-
Avenida 85 vai ganhar corredor preferencial para o transporte coletivo
Prefeitura de Goiânia já iniciou as obras para implantação da faixa preferencial para as linhas de ônibus que passam pelo local. A expectativa é beneficiar mais de 170 mil usuários do transporte público, além de melhorar o trânsito para pedestres e motoristas na região
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT) iniciou na última quinta-feira, 20, as obras do corredor preferencial de ônibus na Avenida 85. As intervenções estão sendo feitas de forma gradativa, começando pela restrição de estacionamentos na Avenida S-1, implantação de novas sinalizações horizontais, verticais e semafóricas, dentre outras intervenções a serem realizadas para atender ao projeto da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
O corredor preferencial da Avenida 85 integra um conjunto de obras de mobilidade que a Prefeitura da capital anunciou no início do ano para dar mais fluidez e agilidade ao transporte coletivo e aumentar a segurança no trânsito. A Avenida 85 será a terceira via da Região Metropolitana a receber faixa preferencial para ônibus. Os corredores das avenidas Universitária e T-63 foram os primeiros, implantados em 2012 e 2013, respectivamente, e somam aproximadamente 8 Km.
De acordo com a CMTC, as obras dos corredores das avenidas T-7, T-9, Independência e 24 de Outubro também devem ser iniciadas em breve, somando 46,5 quilômetros de faixas preferenciais e beneficiando centenas de milhares de usuários de pelo menos 66 linhas do transporte coletivo. Isto deve trazer maior acessibilidade, rapidez e conforto não só para os usuários do serviço, mas também para pedestres, ciclistas, moradores e comerciantes das regiões impactadas.
Nos últimos dois anos, desde a criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Nº 12.587/2012), várias capitais brasileiras têm investido efetivamente e alcançado bons resultados na criação de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus. São Paulo, por exemplo, recebeu mais de 350 quilômetros deste tipo de espaço para o transporte público desde janeiro de 2013 e agora já conta com quase 500 quilômetros de corredores. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade (CET), houve um ganho médio de 60% na velocidade e tempo de viagem dos ônibus.
Para o diretor geral do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino, não há como falar em aumento de qualidade do transporte público se não houver investimentos efetivos em infraestrutura pública para os ônibus circularem com mais fluidez. “Especialistas do mundo inteiro são unanimemente favoráveis quando o assunto é priorizar o transporte público. Com os incentivos ao transporte individual e o aumento da quantidade de carros nas ruas, a velocidade dos ônibus caiu consideravelmente nos últimos anos, trazendo diversos impactos negativos para o custo operacional e a qualidade do serviço. Para revertermos este quadro é essencial que o poder público invista efetivamente na democratização e melhoria dos espaços viários, de modo que as viagens de ônibus se tornem mais ágeis e competitivas que os veículos individuais”, destacou.
Quer saber mais sobre faixas preferenciais e exclusivas para ônibus? Então clique aqui.
(Com informações da Secom/Prefeitura de Goiânia)
-
Solução pública: governos precisam investir mais em transportes coletivos
Em 2013 a redução do IPI e o preço subsidiado da gasolina custaram aos cofres públicos R$ 19,38 bilhões, quase o dobro dos R$ 10,2 bilhões investidos por governo federal, estados e municípios em melhorias da mobilidade urbana, segundo publicação do O Globo no início deste mês. Reportagem do jornal Valor Econômico traz comentários de diversos especialistas sobre os efeitos negativos do excesso de carros nas ruas dos grandes centros urbanos e a necessidade de se investir mais em transportes públicos:
O futuro das cidades com garantia de mobilidade passa por uma mudança de filosofia urbana e pesados investimentos. A aposta inevitável dos especialistas é pelo transporte público, com a modernização da infraestrutura e a aplicação intensiva de tecnologia, aliado ao estrangulamento do uso dos veículos particulares. Os diagnósticos dos especialistas apontam para um desafio que todas as metrópoles terão que enfrentar antes de serem paralisadas por um mega problema: a imobilidade.
“Muitas cidades em desenvolvimento, ao redor do mundo, vêm se tornando dependentes da mobilidade por carro e isso precisa mudar. Não estou demonizando o carro, mas há vários problemas nesse modelo, como a poluição do ar, o aumento das doenças respiratórias, a dependência de combustíveis fósseis, a exclusão social e o aumento dos congestionamentos, que criam uma erosão econômica e afetam a qualidade de vida”, disse Robert Cervero, diretor do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Regional da Universidade Berkeley da Califórnia, nos Estados Unidos.
“A grande pergunta é: que cidade queremos? Uma metrópole ou uma pequena cidade? É preciso que a sociedade defina se quer uma cidade amigável e sustentável ou uma cidade sufocada pelo automóvel”, afirmou Alain Flausch, secretário-geral da União Internacional de Transporte Público (UITP), entidade que reúne 3.400 autoridades públicas, operadores, fabricantes, universidades e centros de pesquisa de 92 países relacionados ao tema da mobilidade urbana.
Os moradores de São Paulo gastam, em média, duas horas e meia no trânsito todos os dias. No Rio de Janeiro, a média é de uma hora e cinquenta minutos. Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revela que o prejuízo com o nó do trânsito chegará a R$ 34 bilhões em 2016 – quase 25% do PIB da cidade previsto para o ano dos Jogos Olímpicos.
Por ano, o tempo perdido no transporte custa nas metrópoles brasileiras R$ 62 bilhões, oito vezes o que se investiu anualmente em mobilidade, pelos cálculos dos pesquisadores Armando Castelar e Luísa de Azevedo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), e Júlia Fontes, do Tesouro Nacional.
“Investe-se muito mais no transporte individual do que no transporte público. Enquanto não for resolvida essa contradição, não iremos a lugar algum”, disse Sydnei Menezes, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ). “É preciso focar o investimento no pedestre, no ciclista, na conexão eficiente entre as diferentes áreas, no uso compacto da terra. Precisamos de um novo modelo de cidade”, afirmou Clarisse Linke, diretora-executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) Brasil, uma ONG que promove o transporte sustentável e equitativo. “Pensar no trânsito deveria ser mais do que pensar apenas na mobilidade para aliviar o tráfego para pensar também na modelagem da cidade”, disse Cervero.
As soluções combinam políticas públicas e tecnologia. Hamburgo, segunda maior cidade da Alemanha, quer construir uma rede de ruas sem carros para interligar os parques e jardins para permitir que moradores e turistas percorram a cidade inteiramente de bicicleta e a pé. Algumas capitais europeias criaram mecanismos de restrição ou desestímulo aos carros nas áreas centrais.
A Cidade do México teve ganhos significativos de mobilidade e sustentabilidade com a adoção de uma sigla hoje popular: BRT (do inglês Bus Rapid Transit). O sistema tem 427 veículos e 105 km de corredores expressos, que transportam 956 mil passageiros por dia.
Além da melhora na circulação, reduziu as emissões de gases do efeito-estufa em 100 toneladas por ano. Outros investimentos também vêm sendo feitos, como a instalação de trens de alta velocidade em quatro cidades ao redor da capital mexicana. “O BRT foi um divisor de águas na mobilidade da Cidade do México”, disse Jesús Padilla Zenteno, presidente da Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade.
Em todo o mundo, os ônibus de trânsito rápido já existem em 180 cidades. São 324 corredores com 4.668 km que transportam 31,4 milhões de passageiros por dia. Só na América Latina são 17 milhões de usuários. O Brasil é líder mundial em BRT. Os dois sistemas já inaugurados no Rio de Janeiro têm quase 100 km e transportam mais de meio milhão de pessoas. Até os Jogos Olímpicos de 2016 serão mais dois. São Paulo tem projeto para dez sistemas, que somarão 129 km e atenderão 3,1 milhões de usuários diariamente.
Na pioneira Curitiba, que criou o modelo há quarenta anos, são 81 quilômetros e 500 mil passageiros transportados diariamente, mas o sistema já apresenta sinais de esgotamento por falta de investimentos na ampliação e manutenção.
“Não há uma fórmula perfeita de mobilidade urbana. Paris teve um ganho quando reduziu os estacionamentos e limitou a velocidade máxima na área urbana. Cidades menores, com dois a três milhões de habitantes, como Viena, Copenhague e Estocolmo, chegaram a um estado da arte em transporte depois de 30 anos de trabalho. A grande questão é qual a necessidade de transporte adequada para cada cidade”, afirmou Alain Flausch, da UITP. “O espaço viário é o maior ativo das cidades e precisa ser revisto”, disse Clarisse Linke, do ITDP Brasil.
-
Linhas 005 e 169 voltam a trafegar pela Av. Aderup
As linhas 005 (T. Bandeiras / Campinas – Eixo Pio XII) e 169 (Morada Nova / Centro / Rodoviária) voltaram a trafegar pela Avenida Aderup desde o último sábado, 15.
As duas linhas tiveram seus trajetos alterados em agosto devido à instalação de um semáforo que proibia os motoristas de virarem à esquerda no trecho entre a Av. Aderup e a Avenida Nedermeier, no setor Cidade Jardim.
Após algumas adequações viárias e atendendo solicitações dos próprios clientes, a 005 voltará a circular pela Av. Aderup e Rua Domingos de Abreu Vieira, sentido Campinas – Terminal Bandeiras.
Já a 169, no sentido Morada Nova – Rodoviária, volta a passar pela Praça das Constelações, Av. Piratininga, Ruas José G. Bailão, Iporá, Monteiro Lobato, Cláudio da Costa, Av. Aderup, Rua Domingos de Abreu, Av. Georgeta Duarte e Rua Heitor Fleuri.
Notícia relacionada: Linhas 005 e 169 são alteradas em função de mudanças na Av. Aderup
-
Nota sobre denúncia de adolescente agredido por torcida organizada
O RedeMob Consórcio informa que está empreendendo todos os esforços possíveis para apurar informações que possam colaborar com as investigações da Polícia Civil sobre o caso do adolescente que teria sido agredido por integrantes de uma torcida organizada, em Goiânia, no último domingo, dia 9. As imagens do circuito de segurança dos terminais por onde os torcedores passaram serão entregues ainda hoje à delegada responsável pelo inquérito.
O Consórcio entende que a forma violenta com que as torcidas organizadas vêm agindo na sociedade e no transporte coletivo é uma questão de segurança pública e, como tal, deve ser investigada pelos órgãos competentes. As concessionárias do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia têm trabalhado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública de Goiás, investindo em ferramentas que possam facilitar a denúncia e contribuir para a elucidação de crimes como este.
Desde agosto deste ano, qualquer cidadão pode denunciar crimes ou atitudes suspeitas dentro dos ônibus e terminais. Para isto basta enviar uma mensagem de celular, via SMS ou WhatsApp, para o número (62) 8591-8952, informando o que está acontecendo, o nome do terminal e/ou número do ônibus. A denúncia é recebida pelo posto de Segurança do RedeMob Consórcio instalado dentro do Comando de Operações da Polícia Militar, que pode agir rapidamente enviando a viatura mais próxima ao local.
Este serviço funciona todos os dias das 5h à 1h30 da madrugada e recebe somente denúncias relacionadas à segurança no transporte público. Como o contato é “silencioso”, o passageiro pode contribuir para sua própria segurança sem precisar se expor.
O Consórcio lembra que todos os motoristas da RMTC também são orientados, equipados e treinados para comunicar qualquer irregularidade que venha a ocorrer na operação à Central de Controle Operacional ou ao posto da Central de Segurança de Transportes no COPOM.
Categorias
- Acréscimo de viagens (2)
- Artigos (27)
- Bilhete Único (9)
- Boletim Diário de Fluxo e Demanda (203)
- Boletim do Transporte Coletivo (894)
- BRT Norte-Sul (6)
- Campanha (5)
- Cartão Benefício (8)
- Cartão Fácil (5)
- CityBus 2.0 (19)
- Cultura em Movimento (10)
- Desvio de rota (15)
- Direitos Humanos (11)
- Esclarecimentos (680)
- Folha da Rede (42)
- Homenagens (11)
- Horários (15)
- Implantação de linha (5)
- Implantação de linha (4)
- Linhas especiais (32)
- Mobilidade Urbana (119)
- Mudanças nas linhas (492)
- Novidades da Rede (148)
- Passe Livre Estudantil (9)
- Por dentro da Rede (227)
- Produtos (35)
- Projetos e ações (161)
- Rota Cultural (35)
- Rota de Lazer (10)
- Segurança (39)
- SiMRmtc (17)
- Sitpass (18)
- Tarifa (22)
- Terminais de Integração (56)
- Trânsito e Transporte (112)
Posts recentes
- Terminal Dergo. Interdição a partir do dia 17 de março
- ENTREGA DA ESTAÇÃO VILA MORAIS
- CMTC lança novo serviço de atendimento aos idosos e PCDs
- ATENÇÃO CLIENTES DO TERMINAL BÍBLIA
- NOVAS ESTAÇÕES SÃO INAUGURADAS:
-
NOVA FROTA RMTC:
Mais 132 novos ônibus para frota do transporte coletivo - Perguntas e respostas sobre BRT Norte-Sul
- Confira o mapa do BRT Norte-Sul
- Conheça o atendimento do BRT Norte-Sul
- Conheça o BRT Norte-Sul