• Criação de sublinha entre os terminais Goiânia Viva e Dergo

    03/06/2014 Categoria: Mudanças nas linhas

    A partir desta quarta-feira, 04, os moradores do Residencial Goiânia Viva, Setor Cidade Jardim e Bairro dos Aeroviários passam a contar com a sublinha 307 T. Gyn Viva / T. Dergo, que irá ligar o Terminal Goiânia Viva ao Terminal Dergo durante o pico da manhã.

    A criação tem o objetivo de otimizar o atendimento, oferecendo uma opção mais prática aos moradores destes bairros e equilibrando a demanda da linha principal, que faz o trajeto desde o terminal Vera Cruz. A sublinha funcionará apenas no início da manhã e somente do Terminal Goiânia Viva para o Dergo, já que no sentido oposto a demanda é menor neste horário.

    O trajeto da linha principal 307 T. Vera Cruz / T. Gyn Viva / T. Dergo continua o mesmo e os clientes devem ficar atentos ao letreiro dos ônibus na hora de embarcar no Terminal Goiânia Viva.

    Confira no mapa:

    Sublinha 307 T. Gyn Viva / T. Dergo, que funciona apenas no início da manhã em dias úteis

  • Vandalismo: duas pessoas foram presas por dano ao patrimônio no Terminal Garavelo

    02/06/2014 Categoria: Terminais de Integração

    Na noite de domingo, 1º, duas pessoas foram presas no Terminal Garavelo, em Aparecida de Goiânia, após terem sido flagradas depredando terminais de integração da Região Metropolitana de Goiânia.

    Os dois jovens iniciaram os atos de vandalismo no Terminal Bandeiras, mas fugiram em um ônibus da linha 004 (T. Garavelo / Centro – Eixo T-9). O segurança do terminal acionou a Polícia informando a identificação do veículo e as características dos vândalos e eles foram autuados em flagrante depois de desembarcarem no Terminal Garavelo, aonde também chegaram a cometer algumas depredações.

    Durante a abordagem os policiais apreenderam mochilas com as placas de sinalização que foram arrancadas, além de um dos retrovisores do ônibus, que também teria sido alvo dos vândalos durante o percurso até o Garavelo.

    Os acusados foram levados pela Polícia Militar para o 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia e foram indiciados por dano qualificado contra o patrimônio utilizado em serviço público. O crime é afiançável, mas como não houve pagamento da fiança eles permanecem presos.

     

    Situação recorrente

    A gestora de Terminais do RedeMob Consórcio, Wilma Avelar, afirma que a ação de vândalos nos terminais de integração é recorrente e que os mais prejudicados são os próprios usuários do transporte coletivo. “Quando os terminais foram reformados, nós investimos em material de primeira para deixar o ambiente mais agradável e mais seguro. O que nós não esperávamos era que chegaríamos ao ponto, por exemplo, de ter que fazer reposição semanal de espelhos e torneiras, que são frequentemente destruídos ou furtados nos banheiros, onde não há câmeras e consequentemente o índice de vandalismo é bem mais alto. O maior prejuízo é o retrocesso que isto gera no processo de melhoria da qualidade e conforto que estamos tentando oferecer para os nossos clientes”.

    Wilma lembra ainda que recentemente, no dia 16 de maio, o Terminal Bandeiras foi alvo de depredações que devem exigir um investimento de mais de 20 mil reais. “O mobiliário do terminal foi praticamente destruído e ainda estamos trabalhando para repor o que foi quebrado. Algo que poderia ser investido em melhorias agora está sendo usado só para devolver o que já existia antes daqueles atos de selvageria. E assim a maioria acaba pagando pela falta de consciência de uma minoria que sai por aí destruindo um espaço que é de uso comum e serve a milhares de pessoas diariamente”, destacou.

  • Interdição da Avenida Padre Feijó provoca desvio em linhas do transporte coletivo

    31/05/2014 Categoria: Mudanças nas linhas

    A Avenida Padre Feijó, no bairro Ipiranga, está interditada para obras de pavimentação desde a manhã de sexta-feira, 30. Em função disto, os ônibus que saem do Terminal Padre Pelágio estão entrando na Avenida Anhanguera, seguindo pela Rua Ipiranga e pegando a Rua São Bento, de onde retomam o trajeto pela GO-060.

    As linhas 137, 140, 141, 142, 144, 311, 324, 338, 347, 701 e 703 podem ser diretamente afetadas pelo desvio com um pequeno aumento no tempo para realizar o percurso, mas todos os pontos continuam sendo atendidos normalmente.

  • GO-020 terá trecho temporariamente interditado neste domingo

    30/05/2014 Categoria: Mudanças nas linhas

    Neste domingo, 1°, trecho da Rodovia GO-020 será interditado em função da inauguração do Autódromo Internacional de Goiânia, com realização da Stock Car. O fluxo do trânsito será interrompido do “Viaduto dos Condomínios” até o trevo do Parque Atheneu, nos dois sentidos, das 4h da madrugada até às 15h, com o objetivo de garantir a segurança do público participante do evento.

    As linhas do transporte coletivo 283 e 582, que trafegam pelo local, também realizarão o desvio, que vai exigir muita paciência de quem costuma usar essas duas linhas aos domingos. Além de não atender os quatro pontos de parada que ficam no trecho interditado, o tempo de viagem também deve aumentar consideravelmente em função da grande extensão do desvio que os ônibus terão que fazer.

    Dependendo do fluxo e conforme desenvolvimento do policiamento, é possível que haja liberação parcial no período das 10h30 às 12h30.

    Desvio na GO-020

  • Excesso de veículos nas ruas contribui para aumento da violência no trânsito

    30/05/2014 Categoria: Trânsito e Transporte

    De janeiro a abril deste ano, 3.059 pessoas deram entrada na principal unidade de atendimento de urgência da Região Metropolitana de Goiânia vítimas de acidentes de trânsito, número 8,2% maior que no mesmo período de 2013. Apesar do aumento, a quantidade de pacientes envolvidos em acidentes de ônibus foi 43,48% menor.

    Os dados foram divulgados pelo jornal O Popular na última quinta-feira, 29, e são do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), que atende 99% dos resgates de média e alta complexidade realizados pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

    Na reportagem, o diretor técnico do Hugo, Nasser Rodrigues Tannus disse que os números podem ser um reflexo do aumento da frota de veículos individuais em decorrência da falta de investimento no transporte público coletivo. “Estamos vendo muitas vítimas de acidentes de motocicletas com motocicletas, coisa que não existia há algum tempo”, disse lembrando, ainda, que 235 mil novos veículos ocuparam as ruas da capital no último ano.

    O balanço mostra que a maioria dos pacientes foram vítimas de acidentes com motocicletas (64%), seguido por 16% de acidentes com carro, 13% de atropelamentos, 6,6% de outros tipos de veículos e menos de 0,5% estavam envolvidas em acidente de ônibus.

    Os registros do Hugo também mostram que, somente este ano, 116 pacientes já morreram na unidade vítimas da violência no trânsito em Goiás, 77 deles em acidentes de carro ou motocicleta. Apesar de a estatística ser 25% maior que no ano passado, nenhuma das mortes registradas no Hospital até o mês de abril foi provocada por acidente de ônibus.

    Crédito: Jornal O Popular

    Crédito: Jornal O Popular

     

    Falta priorizar o transporte coletivo

    Para o coordenador regional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Antenor Pinheiro, o aumento das vítimas do trânsito associa-se principalmente ao aumento vertiginoso da frota de veículos e à falta de uma política articulada para reduzir o número de acidentes. “As ações educativas dos órgãos de trânsito são muito pontuais e desprovidas de uma pedagogia atual. Hoje, você tem de educar as pessoas para a mobilidade. É preciso priorizar o transporte coletivo, o pedestre e o ciclista”, relatou ao O Popular.

    Antenor Pinheiro explica que a disputa desigual entre carros, motos e ônibus nos espaços urbanos interfere na velocidade dos ônibus, tornando as viagens mais demoradas e desconfortáveis e, consequentemente, levando as pessoas a escolherem o transporte individual. “Com a regularidade e a frequência prejudicadas, a credibilidade do serviço fica comprometida e as pessoas tendem a optar pelo transporte individual. E se adicionarmos mais ônibus nas ruas já saturadas para competir espaços com a predominante frota de carros/motos, o que teremos é o agravamento de retenções e congestionamentos”, disse o especialista à RMTC em reportagem publicada no ano passado.

    Ele defende os investimentos em infraestrutura para dar mais fluidez ao transporte coletivo. “O corredor exclusivo permite o desempenho ideal da velocidade comercial dos ônibus, pois não haverá disputa na ocupação dos espaços de mobilidade. Se a ele se somam tecnologias de sincronização de semáforos, pontos de ultrapassagem intracorredores e/ou a redução de interseções transversais, ainda mais será otimizada esta velocidade. Por consequência, haverá inequívoco cumprimento das planilhas de viagens”.

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