• RMTC participa da Corrida do Milhão

    07/08/2018 Categoria: Linhas especiais,Projetos e ações

    Aconteceu neste domingo, 05, em Goiânia, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, a 10ª edição da Corrida do Milhão da Stock Car. Pela primeira vez, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) ofereceu uma linha exclusiva para atender os amantes do automobilismo. A linha fez o trajeto saindo do Shopping Flamboyant, com destino direto ao autódromo, onde também foi criado um ponto de embarque e desembarque.

    A iniciativa foi uma parceria da RMTC com a Vicar, empresa responsável pela organização do evento, e a AGETOP, que perceberam a necessidade e a importância de proporcionar mais uma opção de transporte para os torcedores. Um corredor exclusivo foi criado para os veículos da linha Especial da Corrida do Milhão, permitindo um deslocamento mais rápido e seguro para os clientes que optaram em fazer o trajeto de ônibus.

    O entregador Carlos Alberto de Souza, de 32 anos, é morador do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, comemorou a criação da linha exclusiva. “Para mim foi muito bom, porque já moro aqui perto e facilitou ainda mais minha ida à corrida. Se não tivesse a linha teria que enfrentar o trânsito e ainda pagar estacionamento para minha moto. Com certeza ficaria bem mais caro e perigoso”, disse ele.

    Para Cleber Bernuci, um dos organizadores do evento, a parceria com a RMTC trouxe resultados positivos para a temporada. Esta é a primeira vez em toda a história da Stock Car, que uma linha foi criada para atender os fãs da velocidade. Cleber diz que  a criação da linha exclusiva foi uma ideia muito feliz, principalmente por se tratar da Corrida do Milhão, que leva muito público para o autódromo aqui em Goiânia, onde tem milhares de apaixonados pela Stock Car.

    Cleber falou ainda sobre o apoio da RMTC na parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte no transporte dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Goiânia, que foram apadrinhados pelos pilotos e assistiram à corrida em lugar privilegiado no autódromo. “Foi muito positivo também a RMTC trazer os alunos para o evento, aproximando os adolescentes do esporte motor. Assim, teremos fãs adultos no futuro para que essa tradição da paixão do goiano pelo automobilismo continue se perpetuando”, pontuou.

    Para os quase 2 mil alunos das 37 escolas que tiveram a oportunidade de ver de perto grandes pilotos como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Cacá Bueno e Nelsinho Piquet, foi uma experiência única. Gabriel Ribeiro, aluno da Escola Estadual Nova Cidade, no Setor Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia, não conseguia conter a emoção desse momento. “Achei muito bacana a RMTC disponibilizar os ônibus para os estudantes virem a esse evento. Até agora estou empolgado”, disse o estudante.

     

    A professora Carmem Célia, que acompanhava os alunos da Escola Nova Cidade, destaca a importância do contato dos jovens com o esporte. Ela agradece a oportunidade dada aos alunos e diz que “é um momento de lazer, e talvez único na vida deles, de poderem participar de um evento tão grande como esse”. Carmem diz ainda que é muito gratificante poder estar presente e oferecer a eles esse momento.

    O piloto Tuca Antoniazi, vice-campeão do Marcas e Pilotos em 2016, e atualmente correndo na Stock Car Brasil, uma das modalidades mais concorridas do país, diz que é uma honra poder participar de um projeto como esse da Corrida do Milhão, em que cada piloto adotou uma escola. “A iniciativa do apadrinhamento das escolas é muito importante porque dá oportunidade aos alunos de terem um contato mais de perto com o automobilismo. Sabemos que a velocidade é uma paixão de grande parte das pessoas e, assim, podemos proporcionar esse momento de lazer para eles”, afirmou o piloto.

    Para o Diretor de Transportes da RMTC, Cézane Siqueira, oferecer uma linha exclusiva para o evento foi uma experiência muito positiva: “Grandes eventos no Brasil e no mundo já oferecem e adotam o transporte público coletivo como a principal forma de deslocamento das pessoas. É uma semente que estamos plantando em Goiânia para tornar o acesso das pessoas aos espetáculos a forma mais viável de deslocamento”.

    Sobre a Stock Car

    A Corrida do Milhão é a 6ª etapa da temporada da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, pela terceira vez em Goiânia, a corrida já passou por São Paulo, Curitiba, Londrina e Santa Cruz do Sul. Grandes nomes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Lucas di Grassi, Cacá Bueno e Nelsinho Piquet participaram como pilotos e fizeram do evento uma atração à parte. A organização do evento estimou um público de 30 mil pessoas. Pela segunda vez, o piloto Rubens Barrichello venceu a etapa milionária, que premia o vencedor com um cheque de R$ 1 milhão.

  • Dia do Motorista na RMTC

    27/07/2018 Categoria: Esclarecimentos

    O dia do motorista foi muito comemorado ontem nas cinco empresas de ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia.

    Foram oferecidos aos motoristas brindes, sessões de massagem, brincadeiras educativas com foco em segurança, ginástica laboral e um delicioso café da manhã nas garagens das empresas. Ao todo, cerca de 3 mil motoristas foram homenageados.

    O SEST/SENAT realizou um grande evento, também na manhã de ontem, que contou com a participação de mais de 200 motoristas e autoridades como gerentes e diretores das empresas, sindicatos e o presidente da CMTC, Sr. Fernando Meirelles. Na ocasião foram certificados alguns motoristas que participaram de um curso cujo o tema foi voltado ao atendimento a pessoas com dificuldade de mobilidade.

    Confira as fotos:

  • Novo itinerário da linha 520

    26/07/2018 Categoria: Mudanças nas linhas

    A linha 520 – T.Cruzeiro/ Estrela do Sul contará com novo itinerário no sentido do Terminal Cruzeiro, a partir do dia 30/07. O trajeto que antes passava pelas ruas H-31, H-32 e H-1, agora será exclusivamente pela Av. V-3 até as rotatórias das avenidas Coemitanga, Embaixador, H-135 e Av. V-6. Com isso, o ponto 2494 na Av. V-3 será desativado.

    Essa mudança foi feita para atender as reivindicações dos moradores da região.

    Confira no mapa as mudanças:

  • Motorista: o amor pela profissão

    25/07/2018 Categoria: Esclarecimentos

    O Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho. Esta data é uma homenagem aos profissionais que trabalham atrás do volante, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país. No caso do transporte público, além de viabilizar que milhões de pessoas possam se locomover no dia-a-dia em busca de seus objetivos, são muitos os que escolheram a profissão por paixão e não trocariam por outra.

    O senhor Eurípedes Moreira Godoi, de 62 anos, dedicou metade da sua vida para o ofício. Ele é motorista de ônibus da empresa HP há 32 anos e não se arrepende da profissão que escolheu. Para Eurípedes, levar as pessoas aos seus destinos é uma realização pessoal. Sua dedicação sempre foi motivo de orgulho para toda a família, principalmente para o filho, Ricardo Gomes Godoi, de 39. Diferente de Eurípedes, Ricardo já trabalhou como metalúrgico e frentista, mas se realizou na mesma profissão do pai, motorista. Há cinco anos Ricardo trabalha na mesma empresa que o senhor Godoi.

    Para o motorista da Cootego, Ediel Francisco, de 64 anos, a profissão não foi somente uma forma de sustento, mas uma maneira de realizar seu sonho: ver a sobrinha, de quem cuida desde pequena, formada. Há 15 anos como motorista na Cootego, seu Ediel conseguiu pagar os estudos da Júlia Caranzano, de 21 anos, em colégios particulares e agora tem o prazer de ver a sobrinha cursar a faculdade de direito na PUC Goiás. “Poder proporcionar isso pra ela é tudo pra mim, minha luta é por ela” diz o motorista, que ama a profissão e exerce desde os 19 anos.

    Mas a profissão não é exclusivamente masculina. Vanezia de Araújo trabalhava com vendas mas sempre demonstrou interesse em conduzir grandes veículos. “Olhava para os ônibus e falava que um dia dirigiria”, diz ela. Há aproximadamente 3 anos fez um teste em uma empresa de transportes e, com sucesso, passou. Ali começava sua trajetória, num ambiente pouco convencional para mulheres. Hoje em dia compõe a equipe de motoristas da Metrobus dirigindo ônibus do Eixo Anhanguera. Uma responsabilidade grande conduzir aproximadamente 200 pessoas por veículo, em horários de pico, mas que não intimida Vanezia. “No começo eu ficava muito apreensiva. Mas gosto do que eu faço e isso faz toda a diferença” comenta.

    A história da Elzileide Gustavo é parecida. Ela sempre teve o sonho de ser motorista mas não sabia por onde começar em uma profissão dominada em sua maioria por homens. Começou como motorista de van, depois conquistou a habilitação para conduzir veículos grandes. Dois anos depois, finalmente conseguiu realizar seu desejo e hoje é uma das motoristas da Viação Reunidas. “É raro uma mulher no volante, por isso as pessoas admiram. As crianças, principalmente, ficam muito encantadas” diz Elzileida. “Quando nos vêem mandam beijo, dão tchau, se divertem” afirma ela, que conclui dizendo ser realizada com o que faz. “Nasci pra isso!”.

    Para os motoristas da empresa Rápido Araguaia, João Paulo de Sousa Morais, de 42 anos, e Pollyanna Rodrigues de Araújo Morais, de 34, a profissão de motorista de ônibus, além de realização profissional, foi também uma maneira de se ajudarem na criação dos dois filhos do casal. João Paulo retomou a profissão de motorista em 2014 após ficar 10 anos no exterior. Já Pollyanna, que trabalhava como vendedora, disse que viu na profissão uma maneira de dividir com o marido os cuidados com os filhos. Ele trabalha pela manhã e ela a tarde, assim, um dos dois está sempre em casa na companhia dos filhos. E quando questionada se gosta da profissão, Pollyana é categórica: “gosto não, amo” diz ela.

  • Saiba o prazo para cadastro do Passe Livre Estudantil

    23/07/2018 Categoria: Esclarecimentos

    O Passe Livre Estudantil é um benefício subsidiado pelo Governo do Estado que oferece passagens de ônibus gratuitas a estudantes matriculados e frequentes em instituições regular de ensino (ensino fundamental, ensino médio, técnico de nível médio, superior graduação e pós-graduação) autorizadas pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação.

    Caso o estudante não tenha se cadastrado/recadastrado no início do ano, deve preencher os dados no site www.juventude.go.gov.br do dia 23 de julho até 25 de agosto. É necessário postar a documentação solicitada, indicar uma unidade do Vapt Vupt mais adequada à sua rotina e comparecer ao local após 15 dias corridos para fazer a retirada do cartão. A retirada só se destina aos estudantes que nunca tiveram o cartão Passe Livre Estudantil (para os que já possuem, permanece o mesmo cartão).

    Após a aprovação do cadastro, o estudante terá direito ao limite de 48 viagens por mês, de acordo com sua utilização.

    A Segov disponibiliza os seguintes canais para dúvidas:

    Telefone: (62) 3201-5612 / 5632

    E-mail [email protected]

Categorias

Posts recentes

Tags