• Displays que mostram os horários dos ônibus em tempo real começam a ser instalados no Centro de Goiânia

    11/04/2014 Categoria: Novidades da Rede

    Display na Praça Cívica

    Após a reforma dos abrigos localizados nos 21 pontos de parada da Praça Cívica, Avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, iniciou na quarta-feira, 9, a instalação de displays eletrônicos que vão exibir em tempo real quantos minutos faltam para a chegada dos próximos dois ônibus de cada linha.

    Os equipamentos funcionam com base nos dados gerados pelo Sistema Inteligente de Transportes (ITS) que permite a localização e controle dos ônibus em tempo real via GPS, implantado na frota da Grande Goiânia desde 2009.

    Display com horários em tempo realInstalação de displays na Praça CívicaO grande diferencial em relação aos serviços de informação existentes em outras cidades está na possibilidade dos clientes do transporte público visualizarem o tempo real de espera, tendo acesso a informações sobre os horários de cada linha. Isto representa um ganho para quem usa o transporte coletivo, principalmente por minimizar as incertezas geradas pela interferência do trânsito, que tem dificultado cada vez mais o cumprimento dos horários planejados.

    A instalação dos displays deve ser concluída até a próxima semana. O serviço só vai começar a funcionar de fato depois que a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) fizer a disponibilização de energia nos abrigos.

  • Nota sobre bloqueio de um dos acessos do Terminal Cruzeiro

    08/04/2014 Categoria: Esclarecimentos

    O RedeMob Consórcio esclarece que o acesso dos ônibus ao Terminal Cruzeiro pela Avenida São João, no Jardim Nova Era, em Aparecida de Goiânia, foi bloqueado por um grupo de pessoas no fim da tarde desta terça-feira, 8, das 16h45 às 17h15, em função de um atraso de cerca de 20 minutos nos ônibus da linha 020 (T. Garavelo / T. Bíblia – Via T. Isidória) que seguiam para o Terminal Garavelo. O atraso foi motivado pelo trânsito intenso na Rua 115 e Marginal Botafogo, próximo ao trecho que está parcialmente interditado para obras, no Setor Sul, onde há registro de congestionamentos frequentes, principalmente após as 16h.

    O Consórcio informa ainda que, apesar do atraso, o número de clientes que aguardavam o embarque para o Terminal Garavelo não era grande e uma minoria acompanhou a iniciativa de bloquear a pista. Por causa do bloqueio, os ônibus que entram e saem do terminal pela Av. São João tiveram que fazer desvios pela Avenida Rio Verde, afetando a operação de 24 linhas e gerando outros atrasos em cadeia que impactam negativamente o atendimento a milhares de clientes.

    PM no Terminal CruzeiroCom o apoio da Polícia Militar, o grupo que impedia a normalidade da operação liberou a pista e por volta de 17h30 todos os ônibus já transitavam normalmente pelo local.

  • Mudança no trajeto da linha 036, no setor Cândida de Morais

    08/04/2014 Categoria: Mudanças nas linhas

    Em função das implantações de sentido único realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT) em algumas ruas do Setor Cândida de Morais, o trajeto da linha 036 (T. Pe. Pelágio / Cândida Morais / T. Rec. Bosque) será alterado a partir desta quarta-feira, dia 9.

    Ao sair do Terminal Padre Pelágio para o Terminal Recanto do Bosque, os ônibus seguirão pela Avenida Perimetral Norte e depois pela Avenida Central, no Jardim Nova Esperança, ao invés de passar por dentro do Cândida de Morais. No trajeto de volta para o Terminal Padre Pelágio a linha não será alterada e continuará passando por dentro do setor, nas ruas da União, CM-13 e Amador Bueno. Confira no mapa:

    Mapa da linha 036

  • Alunos de Engenharia Civil da UFG visitam o RedeMob Consórcio

    04/04/2014 Categoria: Por dentro da Rede

    Depois de conhecer a Central de Controle Operacional e a Central de Segurança de Transportes, professor e estudantes da disciplina Operação e Organização de Transportes Públicos comentaram sobre a influência do trânsito na prestação deste serviço

    Cerca de 20 alunos da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG) visitaram a sede do RedeMob Consórcio na manhã desta sexta-feira, dia 4. Os estudantes vieram conhecer a estrutura de controle operacional da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC) acompanhados pelo professor Willer Luciano Carvalho, engenheiro civil e doutor em transportes.

    De acordo com o professor, a visita ofereceu aos alunos a oportunidade de conhecer e entender como é feito o controle operacional do serviço de transporte coletivo. “O Consórcio tem um papel fundamental dentro do sistema de transporte público na Região Metropolitana de Goiânia. Aqui os alunos podem verificar na prática como funcionam todos esses métodos, estratégias e sistemas que são utilizados na tentativa de dar maior qualidade e confiabilidade ao serviço que é prestado”, disse.

    Willer destacou também a mudança de visão de mercado que este tipo de experiência pode proporcionar a alguns estudantes. “Normalmente os alunos tendem a focar o mercado da construção civil, mas hoje existe um grande déficit de profissionais especializados na área de mobilidade urbana e transportes. Por isso esta já é a segunda vez que faço questão de trazê-los aqui, para que conheçam serviços e empresas nos quais eles também podem vir a atuar”.

    O estudante Guilherme Pereira Silva elogiou o trabalho desenvolvido pelo Consórcio, mas comentou que a imobilidade observada lá fora muitas vezes dificulta a percepção das melhorias por parte de quem utiliza o serviço. “A estrutura aqui é bem interessante, mas acho que a falta de qualidade das vias acaba interferindo muito. Tanto é que muita gente nem imagina que existem todos esses profissionais e recursos aqui dentro”.

    Willer explica que este é um grande desafio para quem gere a operação do transporte coletivo não apenas em Goiânia. “O Brasil inteiro está enfrentando sérios problemas de mobilidade e transporte público. Eu sempre digo que é preciso haver, antes de tudo, uma mudança de cultura e de mentalidade não só dos governantes, mas também dos próprios usuários do serviço. Enquanto o Brasil não parar de criar políticas de incentivo ao transporte individual e priorizar de fato o transporte coletivo, nós não teremos cidades com a mobilidade e a qualidade de vida que tanto desejamos”, alertou.

  • Saiba o que fazer em caso de perda dos cartões Sitpass

    31/03/2014 Categoria: Sitpass

    Cartões SitpassUma das perguntas mais frequentes feitas pelos clientes do transporte coletivo no serviço de Call Center da RMTC (0800 648 2222) está relacionada às providências que devem ser tomadas em caso de perda ou furto do Cartão Fácil, Integração, Passe Escolar ou Criança.

    Se você perdeu ou teve um destes cartões furtado, solicite imediatamente o bloqueio pelo telefone 0800 648 0123, em dias úteis, das 6h às 23h, e aos sábados, das 7h às 13h, ou pelo site www.sitpass.com.br, em qualquer dia e horário. O saldo que você possuía no momento do bloqueio poderá ser transferido para uma nova via do cartão, caso você solicite.

    Logo após o bloqueio já será possível adquirir a segunda via do cartão através de uma das maneiras indicadas a seguir.

    Cartão Fácil

    A segunda via do Cartão Fácil pode ser feita em qualquer bilheteria Sitpass existente nos terminais de integração, nas plataformas do Eixo Anhanguera ou em qualquer outro ponto de venda de recarga de créditos Sitpass existente na Região Metropolitana de Goiânia. Para a retirada do Cartão, o cliente deve apresentar RG e CPF e pagar uma taxa equivalente a cinco tarifas vigentes.

    Cartões Integração, Passe Escolar e Criança

    A solicitação de segunda via do Cartão Integração, Cartão Passe Escolar ou Cartão Criança pode ser feita no site www.sitpass.com.br ou pessoalmente na loja Sitpass (Rua 4 – Edifício Parthenon Center), neste caso, apresentando um documento de identificação.

    A taxa cobrada pela segunda via do Cartão Integração equivale a cinco tarifas vigentes e para os cartões Criança e Passe Escolar o valor é de 10 tarifas vigentes.

    Qualquer pessoa pode dar entrada na solicitação de segunda via, mas apenas o titular ou seu responsável legal poderá receber o novo cartão.

     

    Em caso de dúvidas, entre em contato com o Call Center Sitpass, pelo número 0800 648 0123, de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, das 7h às 13h.

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